A Segurança Social já pagou até agora 332 mil contos ao trabalhadores em lay-off, valor que abrange um total de 13.641 trabalhadores, disse o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário.
O governante avançou esses dados durante o período de perguntas dos deputados ao Governo, na sessão parlamentar deste mês de Junho que decorre até esta sexta-feira, 12, na Assembleia Nacional.
Garantiu que o pagamento do lay-off está sendo feito conforme previsto e que até a data de hoje foram instruídos 1.143 pedidos de suspensão de contratos de trabalho requeridos por empresas.
Desses pedidos, segundo Arlindo do Rosário, foram processados 13.641 trabalhadores e o subsídio/salário equivalente a 35% da remuneração de referência através do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), um total de 332 mil contos.
Especificando, o ministro informou que relativamente ao mês de Abril, foram pagos 163 mil contos e no mês de Maio 169 mil contos, referindo que a instituição está a receber pedidos de suspensão de empresas e que há alguns pedidos que estão ainda na fase de avaliação.
O governante disse que está sendo cumprido, “de facto”, aquilo que está previsto no lay-off e a comparticipação dos 35% da parte da Segurança Social para os trabalhadores, e lembrou ainda que às empresas que aderiram ao sistema foram suspensas o pagamento de contribuição e só isso representa uma perda de receitas por parte do INPS de cerca de 280 mil contos.
Cabo Verde contabilizou nas últimas 24 horas mais 41 novos casos de covid-19, sendo 22 no município da Praia, 16 no Sal e três em Ribeira Grande de Santo Antão, ilha que registou os primeiros casos de infecção.
O País passa a contabilizar 657 casos acumulados de covid-19, sendo 356 casos activos, 294 casos recuperados e seis óbitos dos quais um cidadão de 50 anos, falecido domingo, 07, na ilha do Sal e cujas análises, confirmadas esta quarta-feira, foram divulgadas hoje.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 413 mil mortos e infectou quase 7,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.
Com Inforpress
Comentários