Um total de quinze projectos, no universo de 45 ideias inscritas, foram seleccionados e passam à fase de pré-incubação, no âmbito do concurso de ideias de negócios em turismo sustentável na ilha de Santiago.
O referido concurso lançado pela Universidade de Cabo Verde, através do Centro de Empreendedorismo e Prestação de Serviços (CEPS), no âmbito do Projecto Empreatur, contempla duas etapas, a da pré-incubação e a incubação das ideias de negócios.
Estão a ser desenvolvidas em três fases, nomeadamente do lançamento do concurso e selecção de candidatos, a formação presencial e online de uma semana, que iniciou hoje, e por último, a fase do acompanhamento e avaliação final.
Em entrevista à imprensa, a coordenadora do projecto, Sílvia Spencer, avançou que foram seleccionados 15 projectos de ideias de negócios, num total de 45 ideias inscritas, cujos seleccionados entram neste momento na formação, com o objectivo de ajudar os formandos e os futuros empreendedores a desenvolverem o processo de aceleração de ideia.
“Então o que nós vamos fazer nesta etapa é capacitar os jovens, desenvolver as características empreendedoras, dar-lhes suporte para também terem capacidade de saber gerir o seu plano de negócio”, afirmou, acrescentando que estes vão posteriormente fazer uma nova apresentação em que serão seleccionadas cinco ideias para entrar na fase de incubação.
O foco, lembrou, está orientado para a ilha de Santiago, e nas mulheres, sendo que um dos princípios do projecto é ajudar as mulheres a terem o seu próprio emprego voltado para o modelo de turismo sustentável.
“Tivemos que levar em conta alguns critérios, principalmente, é ser maior de 18 anos e ser desempregada, porque o projecto, um dos seus propósitos é auxiliar as jovens mulheres que estão no desemprego a ter o seu próprio emprego”, precisou, advertindo que apesar disso, o projecto baseou também na questão da igualdade de género.
Segundo disse, a intensão em focar nas mulheres tem que ver com o facto de em Cabo Verde o desemprego afectar maioritariamente jovens e mulheres.
O projecto Empreatur tem como parceira principal a Universidade de Vigo e é financiado pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Ao participar do acto de abertura da formação, a chefe da Cooperação Espanhola em Cabo Verde, Patrícia Fernandes, afirmou que além deste projecto voltado para o turismo na ilha de Santiago, a Espanha conta ainda apoiar o país com um grande projecto de sustentabilidade de toda a cadeia de valor do turismo nas ilhas do Sal e da Boa Vista.
Comentários