
Operadores turísticos na ilha do Maio perspetivam um aumento de visitantes em 2026, na sequência da crescente projeção internacional do destino, mas alertam para a necessidade de capacitar os recursos humanos.
Em declarações à Inforpress, o guia turístico João Tavares manifestou satisfação pela inclusão da ilha do Maio na lista dos dez destinos surpreendentes a visitar em 2026, elaborada pela plataforma global de viagens Skyscanner, considerando que este reconhecimento poderá impulsionar o turismo sustentável na ilha.
Segundo o operador, Maio possui “enormes potencialidades” para atrair visitantes, destacando, para além das 32 praias, outros elementos diferenciadores como as salinas, o queijo, o carvão tradicional e, sobretudo, a hospitalidade das gentes, que constituem fortes atrativos turísticos.
Apesar disso, João Tavares sublinha que é fundamental criar condições adequadas para receber os turistas, apontando a necessidade de formações específicas na área do atendimento e dos serviços.
“É preciso qualificar a mão-de-obra, dar formações e preparar a ilha para o turismo, porque muitos restaurantes e pequenos alojamentos ainda não estão preparados para responder às exigências dos visitantes”, frisou.
O guia alertou igualmente para a importância de garantir regularidade e previsibilidade nos transportes marítimos e aéreos para a ilha do Maio, considerando que a acessibilidade é um fator determinante para consolidar o destino no mercado turístico internacional.
Para os operadores turísticos locais, a projeção internacional recentemente alcançada representa uma oportunidade ímpar para estruturar um modelo de turismo sustentável, capaz de gerar rendimento e emprego, sem comprometer os recursos naturais e culturais da ilha.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários