Governo cria Direcção-Geral dos Transportes Marítimos
Economia

Governo cria Direcção-Geral dos Transportes Marítimos

O Ministério do Turismo e Transportes publicou, esta segunda-feira, 31 de Março, no B.O.E., a criação da Direcção-Geral dos Transportes Marítimos para coordenar, executar e fazer aplicar as políticas definidas pelo Governo para o sector.

Segundo a mesma fonte, a contínua reforma no sector dos transportes exige a implementação do factor intermodalidade, como elemento base, é essencial para a facilitação da conectividade inter-ilhas e da mobilidade dos passageiros.

“É a primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 67/2021, de 05 de Outubro, que estabelece a estrutura, a organização e as normas de funcionamento do Ministério do Turismo e Transportes”, lê-se no documento.

A criação da Direcção-Geral dos Transportes Marítimos visa gerir e coordenar as políticas e acções no sector dos transportes marítimos, a promoção, dinamização e competitividade dos transportes marítimos, entre outras competências.

Paralelamente, o Gabinete de Desenvolvimento do Turismo foi extinto e as suas funções passaram a ser integradas na Direcção-Geral da Economia Aérea que passa a assumir responsabilidades pela articulação entre a aviação civil, o “cluster” do sector do aeronegócio e as políticas de turismo.

Outra alteração importante diz respeito à gestão do Fundo Autónomo de Desenvolvimento e Segurança do Transporte Marítimo que, a partir de agora, será partilhada entre o Ministério do Turismo e Transportes e o Ministério do Mar.

Além disso, o controle e a gestão da empresa Fast Ferry, passam a ser tutelados pelo Ministério do Turismo e Transportes.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Casimiro centeio, 2 de Abr de 2025

    Direção Geral dos Transportes Marítimos sem transportes !!!!!! Forma de esbanjamento de dinheiro público em benefício dos favores políticos. Assim vai Cabo Verde !!!!!!!

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.