Estradas de penetração, turismo rural e escoamento de produtos agrícolas
Economia

Estradas de penetração, turismo rural e escoamento de produtos agrícolas

As estradas de penetração desempenham um enorme papel no desenvolvimento do mundo rural, na fixação da população nas suas localidades, evitando o êxodo rural.

Estas estradas de ligação às zonas rurais, constituem infraestruturas estratégicas para o desenvolvimento local e, ao mesmo tempo reforçando a atratividade destas regiões ao ecoturismo, o turismo de montanha e outras formas alternativas ao turismo de sol e praia.

É o exemplo da asfaltagem da estrada Cancelo-Monte Preto (via que dá acesso à Barragem da Figueira Gorda) e que vem conferir uma outra dinâmica à região e constitui um renovar de esperanças às populações de Achada Belbel, Cruz de Aguada, Boaventura, Ribeirão Boi, Serelho e Rebelo. Esta cria, não só, as condições para o desenvolvimento do turismo rural, como também facilita o escoamento de produtos agrícolas produzidos nos arredores da barragem da Figueira Gorda.

Fundamental será, também, a construção do troço de estrada Barragem de Figueira Gorda- Chão Formoso que, por conseguinte, ligará ao troço em construção como a Chão Formoso- Boa Entradinha-Cruz de Picos- Assomada.

A ligação à Barragem da Faveta pelo troço Chão Formoso-Cruz de Jalalo Ramos e Achada leitão deve ser pensada numa perspetiva alargada e integrada de promoção do desenvolvimento do mundo rural e do Eixo Sotavento com epicentro em Santa Cruz; com o Eixo Sotavento estamos a falar das ligações de Santa Cruz à ilha do Maio, assim como de Ribeira da Barca à ilha do Fogo e da Brava.

A reabilitação da estrada Cruz de Jalalo, Rebelo, Serelho, Ribeirão Boi, ajudam a população destas localidades a desenvolverem o seu projeto de agropecuária.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz na sua tomada de posse falou do projeto da Câmara que lidera, tendo em vista a promoção de ligações regulares com as ilhas do Maio e da Boa Vista. Esta ligação traduzir-se-ia na intensificação das trocas comerciais entre aquele município do norte de Santiago e estas duas Ilhas, com Santa Cruz a constituir o epicentro das ligações entre a ilha de Santiago, Maio e Fogo, Isto, tendo em conta a localização estratégica de Santa Cruz.

As obras estruturantes para Santa Cruz, tais como a Central de Compras- Mercado Abastecedor, Parque Industrial e Pavilhão Feira da Banana, ou a estrada de penetração da Ribeira dos Picos e a modernização agrícola catapultarão Santa Cruz para um patamar de desenvolvimento sólido e sustentável, com mais empregos e melhor qualidade de vida para as suas gentes. Santa Cruz assume cada vez mais e de forma legitima esta posição de epicentro de Santiago Norte e do Eixo Sotavento

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.