O administrador do porto da Praia, Celso Martins, avançou hoje que o tráfego de turismo de cruzeiros em Cabo Verde teve uma evolução positiva que ronda os 25 por cento (%), na última década.
Segundo Celso Martins, que falava à margem da conferência sobre o “Turismo de Cruzeiros e desafios para o mercado de Cabo Verde”, organizada pela Comunidade Cabo-verdiana de Cruzeiros de Santiago (3C Santiago), este crescimento se deve ao trabalho que vem sendo feito por todas as entidades, principalmente pela Enapor, na promoção de Cabo Verde.
“Estamos a falar desse aumento tanto no Barlavento como em Sotavento. Isto é, tem um aumento generalizado inclusive nós temos situações dos pequenos portos que na verdade não recebiam turismo de cruzeiros e nos últimos cinco anos temos registado um tráfego interessante nesses portos”, explicou.
De acordo com o gestor trata-se de um nicho de mercado que para a actividade portuária em si pode não ser “muito rentável.” Mas em termos macroeconómicos é um “nicho muito interessante” que envolve “muitos actores” com ganhos directos. Desta forma, defendeu que o produto turístico de Cabo Verde, pode ser absorvido na perspectiva integradora.
“A ideia é precisamente esta. Ou seja, nós temos uma comunidade cada vez mais integrada onde todos os actores lutam por uma mesma causa”, acrescentou Celso Martins sustentando que a Enapor deve ser integradora e facilitadora de todo esse tráfego na perspectiva de promover o destino Cabo Verde.
Com Inforpress
Comentários