ALERTA. Cabo Verde torna-se o mais recente local para troca de petróleo russo
Economia

ALERTA. Cabo Verde torna-se o mais recente local para troca de petróleo russo

Uma carga de petróleo bruto russo está sendo trocada entre navios-tanque no norte das ilhas de Cabo Verde, informou o portal bloomberg, sugerindo que novos locais estão sendo procurados para uma atividade que tem causado preocupação entre os reguladores.

Segundo a mesma fonte, um navio chamado Volans começou a transferir sua carga de cerca de 730.000 barris para um superpetroleiro gigante chamado Scorpius no sábado, conforme dados de rastreamento de navios-tanque. A operação foi concluída cerca de 35 horas depois.

Ainda de acordo como referido portal outra embarcação, a Nurkez, atualmente ao largo de Portugal, parece rumar para as ilhas de Cabo Verde e poderá vir a ser a terceira a transferir carga para o Scorpius.

É a primeira vez neste ano que uma carga é transportada de um navio para outro no Oceano Atlântico. Um pequeno número de trocas ocorreu perto dos Açores no meio do Atlântico no ano passado, mas não se repetiram.

Embora as transferências de navio para navio tenham um bom histórico de segurança, há riscos envolvidos. Os capitães dos navios, que têm liberdade para decidir quando ocorrem, devem esperar que os ventos estejam baixos e o mar calmo antes de fazê-los.

Mas há uma pressão comercial subjacente para fazer o trabalho. Se o tempo não estiver bom, pode significar esperar semanas pelo momento certo, acumulando contas de espera para os comerciantes envolvidos.

Nenhuma das embarcações está coberta contra riscos como derramamento de óleo e colisões por uma seguradora que faz parte do Grupo Internacional de Clubes de Proteção e Indenização, o padrão do setor.

A invasão da Ucrânia pela Rússia causou graves complicações à cadeia de abastecimento de petróleo.

Uma enorme frota de navios-tanque muitas vezes mais antigos com proprietários desconhecidos surgiu, frequentemente se envolvendo em transferências de carga de navio para navio no mar, uma prática que foi chamada de “insegura” em um relatório recente da Organização Marítima Internacional.

O Volans, um navio da classe Aframax, foi construído em 2009 e o Scorpius em 2003, uma época que em anos passados ​​costumava ver o navio-tanque destinado à demolição.

Quase todas as mudanças anteriores desde a invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreram perto de Ceuta, um enclave espanhol na costa norte do Marrocos, ou em águas internacionais em uma baía perto da Grécia.

 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.