O presidente do Museu de Cabo Verde nos Estados Unidos (Cape Verdean Museum) disse hoje que já adquiriu o prédio que vai sediar o futuro museu, mas a campanha de angariação de fundos vai continuar.
Segundo José da Moura, em declarações à Inforpress, graças à contribuição dos cabo-verdianos que aderiram à campanha de angariação de fundos, lançada há alguns meses, conseguiram 61 mil dólares que permitiram a compra do prédio.
Mas, adiantou que a angariação vai continuar até conseguirem arrecadar 100 mil dólares porque, além de comprar, querem reformar o prédio para a sua abertura ao público, prevista para o próximo dia 05 de Julho, aniversário da independência de Cabo Verde.
“Já compramos e registamos o prédio como património da instituição. Precisamos agora de mais 39 mil dólares para podermos reformá-lo e transformá-lo numa infra-estrutura moderna de raiz, tal como o projecto que foi concebido”, explicou.
O museu de Cabo Verde nos Estados Unidos da América (EUA) foi inaugurado a 08 de Outubro de 2005 e abriu as portas para visitas regulares a 26 de Março de 2006.
Foi criado com o objectivo de divulgar a história geral de Cabo Verde, desde a independência até aos dias de hoje, das conquistas dos cabo-verdianos na América antes, durante e depois da pesca da baleia e sobre a relação entre os dois países. Mas, a instituição funciona num espaço alugado.
Comentários