A piscina municipal de São Filipe é inaugurada no próximo domingo, 19, coincidindo com os três anos de mandato da equipa camarária, liderada pelo presidente Nuías Silva.
A infra-estrutura desportiva situada na Achada São Filipe ao lado do Polidesportivo Simão Mendes, ginásio municipal e Centro Cultural Armand Montrond contempla uma piscina semiolímpica com 25 metros de comprimento, cerca de dez metros de largura, um metro e oitenta de profundidade e com cinco linhas de competição e um tanque de seis metros de comprimento, aproximadamente, por cerca de três de largura e um de profundidade para aprendizagem e para as crianças.
No rés-do-chão da piscina está localizada uma loja que ocupa uma área total de mais de 34 metros quadrados subdivididos em espaço multiuso, arrecadação e um caso de banho que foi alvo de concurso público para o seu arrendamento de forma a garantir a maior transparência possível e dar iguais oportunidades a todos os munícipes para concorrer para a exploração da loja.
A construção da piscina municipal representa um investimento inicial de 32 mil contos, sendo 27 mil contos para a execução das obras e cinco mil para o seu equipamento e dispõe ainda de balneários, espaços de lazer com uma esplanada e lanchonete.
A sua construção tem como propósito projetar a modalidade de natação na ilha e na região Fogo/Brava e está enquadrada na responsabilidade municipal na criação de condições para aprendizagem e introdução de natação no município.
O objectivo de ter uma piscina municipal é o de explorar a centralidade desta modalidade que poderá trazer à ilha e ao país muitos sucessos no futuro.
Este ano o campeonato nacional de natação, organizado pela Federação Cabo-verdiana de Natação, terá como palco a cidade de São Filipe.
Inicialmente agendado para primeira quinzena de Novembro a prova foi adiada e acontecerá nos primeiros dias de Dezembro.
Relacionado com a natação, a câmara de São Filipe anuncia inscrição para o curso de nadador/salvador em parceria com o Instituto Marítimo Portuário (IMP) que decorrerá de 27 de Novembro a 09 de Dezembro, sendo que dois antes será realizada uma prova de admissão.
A prova de acesso inclui a natação de 100 metros livres no tempo máximo de um minuto e 50 segundos, natação subaquática durante 20 segundos, nadar 25 metros em decúbito dorsal, apanhar objectos a uma profundidade de dois metros e percorrer uma distância de 2.400 metros num tempo máximo de 14 minutos.
Comentários