• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Mundial de andebol. Cabo Verde termina prova como segunda melhor seleção de África
Desporto

Mundial de andebol. Cabo Verde termina prova como segunda melhor seleção de África

A selecção de Cabo Verde de andebol sénior masculina ficou no 23°lugar no campeonato do mundo da modalidade, que decorre na Suécia e Polónia, na qual foi eliminada na segunda da competição.

De acordo com a Federação Cabo-verdiana da modalidade, o objectivo de ficar no restrito grupo dos 24 foi conseguido, “após o lugar 32°lugar conseguido na sua primeira participação”.

A nível do continente africano, informa a mesma fonte, Cabo Verde ficou atrás do Egipto, combinado que está nos quartos-de-final, onde vai defrontar a Suécia.

“Estar entre os melhores do mundo seria por si só mais do que satisfatório, mas conseguimos mais. Somos uma das 24 seleções melhores do mundo”, escreve a página da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA).

Para além dos aspectos desportivos, refere, a participação de Cabo Verde permitiu promover o país pelo mundo.

” Os nossos jogadores foram assediados pela imprensa internacional, vendemos Cabo Verde ao mundo e estamos certos de que orgulhamos os nossos emigrantes”, acrescenta a FCF, ajuntando que a selecção nacional foi convidada para participar em torneios internacionais, em masculino e femininos.

“A hora é agora, vamos aproveitar esta porta que se abriu e lançar as bases para que, num futuro próximo, possamos colher mais e melhores resultados, sobretudo desportivos”, perpectiva a FCA.

Nesta segunda participação no mundial de andebol, Cabo Verde iniciou com uma vitória frente ao Uruguai (33-25) e perdeu com a Suécia (34-27) e Brasil (30-28).

Na segunda fase, “main round” a selecção nacional foi derrota pela Islândia (40-30), Portugal (33-25) e Hungria (42-30).
O 28º Campeonato do Mundo de andebol decorre de 12 a 29 deste mês, na Polónia e Suécia e conta com o concurso de 32 selecções. A Dinamarca é a actual campeã em título.

Jogos dos quartos-de-final agendado para hoje:

França – Alemanha, Suécia – Egipto, Noruega – Espanha e Dinamarca – Hungria

Partilhe esta notícia