Os árbitros anunciaram greve. Em causa estão 600 contos de dívidas acumulados pelo não pagamento dos prémios referentes aos jogos do campeonato anterior e das partidas da época em curso.
Em nota de imprensa a Associação Regional de Futebol de Santiago Norte anunciou este final de semana, o adiamento da 10ª jornada do campeonato principal e, também, da 9ª jornada da segunda divisão daquela região desportiva por “falta de entendimento” com os árbitros.
Os homens do apito, fiscais de linha e delegados de jogo exigem o pagamento de 600 contos correspondentes parte dos prémios dos jogos da anterior época e das partidas até agora da época em curso.
Recorda-se que este é um problema que vem se arrastando há algum tempo e que chegou a ameaçar, inclusive, o arranque do campeonato daquela região desportiva.
Neste momento, esta situação já fez a associação regional convocar uma manifestação para o primeiro dia de Fevereiro com todos clubes, equipas de arbitragens e responsáveis pelos campeonatos da segunda e primeira divisão.
A razão, explica o presidente da referida associação, Anastácio Veiga, é para exigir que as autoridades, em particular as Câmaras Municipais da região, mas também o Governo Central, dispensem “mais atenção e apoio financeiro" ao desporto, no caso, o futebol na região.
Esta exigência do dirigentes e desportistas de Santiago Norte tem por base o facto de o futebol federado ter estado a contribuir para a movimentação das economias dos respectivos municípios, mas também porque o futebol ocupa e a contribui positivamente para vida de pelo menos 800 jovens inscritos em 22 equipas.
Comentários