A selecção de Cabo Verde venceu hoje, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, a congénere dos Camarões, por 3-1, e fica a um triunfo de conseguir a qualificação para a fase final do CAN’2021.
Em jogo a contar para a quinta e penúltima jornada do Grupo F, de qualificação para CAN’2021, os Camarões inauguraram o marcador aos 13 minutos, por intermédio de Pierre Kunde, através de um livre directo.
O avançado do Mainz de Alemanha aproveitou o forte vento que se fazia sentir e desferiu, do meio campo, um potente remate, indefensável para o guarda-redes cabo-verdiano Vozinha.
Cabo Verde não acusou o golo, apesar de jogar contra o vento, e empatou aos 24 minutos pelo estreante Kuka, através de um remate cruzado à entrada da área adversária.
Até o final da primeira parte, Cabo Verde limitou-se a tentar sair para o ataque, enquanto os camaroneses, quase sempre através de bolas paradas, tentavam surpreender o guarda-redes Vozinha.
No reatamento, mesmo sem aproveitar o factor vento, a equipa nacional cabo-verdiana chegou ao empate, num rasgo individual de Ryan Mendes, que dentro da grande área rematou cruzado e o defesa central Bagnack, ao tentar interceptar, fez um auto-golo.
Volvidos mais 10 minutos, num lance de contra ataque, outra vez Ryan Mendes, o homem do jogo, sentenciou a partida, fazendo o 3-1, para o gáudio do pouco público, que cumpriu todas as orientações sanitárias, presente no Estádio Nacional.
Após esta vitória, Cabo Verde passa para segunda posição do grupo, com sete pontos e na próxima terça-feira, 30, defronta o Moçambique em Maputo, precisando vencer para confirmar a sua terceira qualificação para um Campeonato Africano das Nações.
Em caso de empate, Cabo Verde pode também conseguir o apuramento, desde que o Ruanda não vença os Camarões, no jogo da última jornada.
Neste grupo F de apuramento, os Camarões já qualificada na qualidade de país anfitrião do CAN’2021, comanda o grupo com dez pontos, seguida de Cabo Verde com sete, Ruanda com cinco, e o Moçambique na última posição, com quatro.
O Grupo F de qualificação para CAN’2021 encerra na próxima terça-feira, 30, altura em que Cabo Verde defronta Moçambique, em Maputo, ao passo que Camarões, equipa anfitriã do CAN’2021, faz a recepção do Ruanda.
À luz do regulamento, apuram-se para a fase final do CAN’2021, a selecção dos Camarões, já qualificada enquanto país anfitrião e o segundo classificado.
Comentários