A Câmara Municipal de Santa Cruz anunciou que irá construir um museu em homenagem a Nha Nácia Gomi, ícone do batuco e do finason, no centenário do seu aniversário, celebrado hoje, em Achada Fátima, local onde viveu a artista.
A iniciativa da autarquia visa preservar o legado de Nha Nácia Gomi e dinamizar a cultura e a economia local, conforme explicou o presidente da câmara, Carlos Silva.
O museu será instalado na casa onde nasceu a artista, com o objectivo de promover o município e criar um ponto de interesse cultural e turístico em Santa Cruz.
“Estamos a trabalhar para transformar a casa onde nasceu Nácia Gomi num museu. É uma proposta que surgiu a partir da família e que encaixa perfeitamente no momento em que vivemos, já que, no próximo dia 28, formalizamos a geminação com o município de Condeixa-a-Nova, em Portugal, que possui um dos melhores museus do país”, explicou o autarca.
A homenagem pelo centenário do nascimento da artista, considerada um símbolo da identidade cabo-verdiana, contou com uma missa em sua memória e a deposição de uma coroa de flores no busto que a representa, localizado na Rotunda de Achada Fazenda, em Santa Cruz.
As celebrações foram organizadas pela autarquia em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
Adérito Gomes, um dos netos da artista, presente nas cerimónias, destacou a importância da homenagem.
“Fico muito grato por essa iniciativa, tanto por parte do Ministério da Cultura, como da Câmara Municipal”, sublinhou.
Nha Nácia Gomi nasceu a 18 de Julho de 1925, no concelho de São Miguel, mas foi em Pedra Badejo, Santa Cruz, que viveu grande parte da sua vida e se tornou um ícone incontornável da tradição musical cabo-verdiana.
A criação do museu surge, assim, como um tributo à memória de Nha Nácia Gomi, perpetuando o seu contributo para a música tradicional e consolidando o seu lugar na história cultural de Cabo Verde.