“As Revoltas de Santiago – Juventude, Memória e Identidade” é o tema de um evento promovido pela Câmara Municipal de Santa Catarina, onde se pretende assinalar a importância das revoltas enquanto marco da identidade, da memória coletiva e da luta do povo cabo-verdiano pela liberdade, em particular de Santa Catarina. Acontece no próximo domingo, 24.
O programa inicia-se com uma Caminhada História, a partir das 08:00, com saída da Praça Central e passagem pela casa onde residiu Amílcar Cabral em parte da sua infância, na localidade de Achada Falcão, em direção a Ribeirão Manuel, palco da revolta dos rendeiros, liderada por Nha Ana da Veiga, em 1910.
Pelas 11:30, o Centro Comunitário de Ribeirão Manuel acolhe a mesa redonda “Das revoltas camponesas à resistência moderna: o espírito santacatarinense”.
Pelas 13:00 é tempo para o Almoço Comunitário, seguindo-se, pelas 14:30, o Momento Cultural, com Batuco, Tabanca e Cotxi Po, declamação de poesia e a exposição “Revoltas e figuras históricas de Santa Catarina”.
Pelas 16:30, o Campo de Futebol de Ribeirão Manuel acolhe o jogo Juventude de Ribeirão Manuel vs. Juventude de Tomba Touro, sob o lema “Unidade na Resistência.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine