O artista Princezito lança este sábado, 20, em Lisboa, o seu livro Manual de Mudjer. A sessão terá lugar no Centro Cultural de Cabo Verde, que acolherá no mesmo dia um desfile de lançamento da linha de vestuário Kriolart Clothing – Princezito, concebida com base nos versos poéticos, dizeres, reflexões e pensamentos do “Príncipe do Tarrafal”.
Antes, já esta sexta-feira, 19, às 22h30, o artista multifacetado actuará num concerto no B.Leza, num show muito aguardado pelos seus fãs residentes na capital portuguesa.
Carlos Alberto Sousa Mendes, ou simplesmente Princezito, foi homenageado em 2020, na Gala da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA), ao lado de Kaká Barbosa, na Assembleia Nacional. Este ano de 2021, Princezito foi homenageado pela Embaixada de Cuba, na Praia e, por ocasião do seu 50º aniversário, em Fevereiro deste ano, a SOCA e a ALTAS (Associação Literária de Tarrafal de Santiago) prestaram um grande tributo ao artista tarrafalense, na sua terra natal, momento em que foi dada à estampa a Revista SOCA Magazine a ele dedicado.
Suas obras literárias Antigu Pensamentu (2016) e Manual di Mudjer (2020) bateram o record de vendas, estando já a fazer parte do corpus de análise de trabalhos de doutoramento em Letras e Ciências Sociais.
Manual di Mudjer é um livro de finason, poesia cantada de Cabo Verde, texto em versos, cujo idioma veicular é a língua cabo-verdiana. Tem uma temática diversificada, dialogante com a poesia clássica cabo-verdiana, e totalmente centrada no feminino. Mar, Terra, Amor, Mulher, Cultura da Paz, Metaliteratura são apenas alguns dos temas.
São quatro capítulos ou cadernos, de género textual fluido, somando poesia em versos com categorias da narrativa (da prosa).
É um livro inovador. Um terno gesto de homenagem à mulher, um especial olhar a partir da nova masculinidade. O livro assume claramente uma função social de respeito mútuo entre os sexos/géneros, a promoção da cultura da paz e a construção de afetos recíprocos. Transversalmente, tem uma função pedagógica, sem verticalidade, mas usando o humor sadio e a soma de positividades.
Manual di Mudjer integra o corpus de uma tese de Doutoramento em Letras e Ciências Sociais e faz parte da lista de leituras dos estudantes de Literatura Cabo-verdiana, do 3º Ano do Curso de Letras da maior universidade do País, a UNI-CV.
Comentários