“Materialidade e imaterialidade na construção do valor patrimonial dos centros históricos em Cabo Verde: Os casos de São Filipe – Fogo e Ribeira Grande – Santiago” é o livro de Claudino Borges que será lançado hoje, na Praia, às 17h00 na Universidade Jean Piaget.
Trata-se de uma Tese de Doutoramento defendida em 2020 na Universidade de Évora – Instituto de Investigação e Formação Avançada, no Programa de Doutoramento em História de Arte, orientada pelos Professores Doutores Filipe Themudo Barata e Paulo Simões Rodrigues.
Diz o Autor que a “Materialidade e Imaterialidade na Construção do Valor Patrimonial dos Centros Históricos de Cabo Verde: Os Casos de São Filipe – Fogo e Ribeira Grande – Santiago é tratado neste trabalho através de uma análise descritiva e crítica da História da Arte e do Património trazendo para o debate académico e científico um conjunto de valores históricos, simbólicos e patrimoniais ancorados nos aspetos materiais e imateriais do espaço territorial em estudo.
Na edificação e evolução de qualquer centro histórico estão sempre presentes conjuntos edificados e outras criações: edificações arquitetónicas, traçados urbanos de diferentes tipologias, elementos decorativos e sem esquecer de todo o manancial imaterial que fazem parte da dinâmica quotidiana do centro histórico.
Neste contexto, o presente trabalho incide sobre a evolução, salvaguarda e formas de gestão e preservação dos centros históricos em Cabo Verde com um balizamento estipulado que decorre desde o período do ultramar, passando pelo despertar da consciência nacional (período pós independência), à atualidade, tendo em consideração o contexto da conjuntura em que estes centros históricos foram edificados, mas também integrando as transformações que foram sofrendo, as novas funções que foram tendo ao longo do tempo e as razões históricas destas alterações. Deste modo, os edifícios são monumentos dos tempos que lhes deram origem e também daqueles que atravessaram, numa acumulação de extratos temporais e significados históricos que os converte em “memoryscapes”. Pretendemos uma abordagem crítica que permita que futuras políticas de conservação integrem as alterações sofridas ao longo do tempo como um fator de ressignificação patrimonial dos centros históricos em Cabo Verde.
Geograficamente deambulamos pelos centros históricos da Ribeira Grande da ilha de Santiago e de São Filipe ilha do Fogo, tendo sempre presente as boas práticas instituídas noutras cidades que serão alavancas para implementar um novo paradigma de gestão e salvaguarda para os centros históricos cabo-verdianos classificados como património nacional.” , na parte inicial da Tese (resumo).
O livro foi apresentado primeiramente no Centro Paroquial de São Miguel, na Cidade de Calheta, terra natal do Autor, no dia 25 de setembro. Foram apresentadores o senhor Francisco Tavares (que fez a resenha biobibliográfica do Autor), o Dr. José Landim, especialista na área de Património, e a Professora de Literatura Augusta Évora (Mana Guta).
Comentários