A directora do jornal/revista Artiletra, Larissa Rodrigues, anunciou hoje, na cidade da Praia, a retoma do jornal “para breve”, assim como a publicação de vários livros, em comemoração ao 33.º aniversário do jornal/revista.
Em declarações à Inforpress, no âmbito do 33.º aniversário do jornal/revista Artiletra, assinalado hoje, a directora destacou que o balanço ao longo destas mais de três décadas “é positivo”, apesar das dificuldades financeiras.
"Vamos retomar a publicação em breve, assinalando esses 33 anos da Artiletra e também lançando cinco números de investigação temáticos que já estão praticamente concluídos. Estamos buscando os últimos dados, alguns testemunhos e documentos que faltam para finalizá-los”, concretizou.
"Também estamos a preparar a publicação de vários livros, com destaque, como sempre, para os livros de poesia e também de pesquisa, mais relacionados a personalidades de Cabo Verde”, indicou Larissa Rodrigues.
Ao longo desses anos, precisou, o jornal/revista Arltiletra ofereceu centenas de jornais para os melhores alunos de Cabo Verde, para professores de Língua Portuguesa e Cultura Cabo-verdiana e agora almejam retomar estas iniciativas.
“Paramos de publicar o jornal antes da pandemia da covid-19, continuamos com livros e com pesquisas e agora vamos oferecer aos nossos leitores todas essas investigações, todos esses resultados desses últimos anos”, vincou a directora, sublinhando que esta pausa se deveu a dificuldades financeiras.
Conforme caracterizou, o jornal/revista Artiletra é uma "missão impossível" quando se trata de garantir a sua própria sustentabilidade financeira, por ser uma iniciativa cultural com um compromisso especial com a área de investigação.
Larissa Rodrigues declarou ainda que esta parte da cultura que visa a promoção da leitura “é difícil de sobreviver” em Cabo Verde, defendendo a necessidade de atrair mais leitores.
Em 15 de Abril de 1991 foi lançado o primeiro número do jornal/revista Artiletra, dedicado à educação, ciência e cultura, “sempre pensando nas futuras gerações, para apoiar o mundo da cultura e das artes”.
Comentários