O sucesso não é uma questão de sorte ou talento isolado, mas sim uma combinação de esforço, disciplina, dedicação e superação de frustrações. Se soubermos avaliar o sucesso dos outros sob essa perspectiva, podemos inspirar-nos nas suas histórias e aprender com seus desafios, construindo assim nosso próprio caminho rumo à realização de nossos próprios objetivos.
Vivemos numa sociedade obcecada na contemplação e na inveja do sucesso e nas conquistas alheias.
As redes sociais desempenham um papel crucial neste processo, onde o sucesso é frequentemente idolatrado.
Por trás de cada conquista existem fatores como o esforço, disciplina, dedicação, sacrifícios pessoais e familiares, que não são evidentes e muitas vezes intencionalmente ocultados.
A dedicação, o foco na meta, a firme convicção na concretização e o amor no que se faz, são os pilares fundamentais para alcançar qualquer objetivo na vida, e o combustível que alimenta a dedicação e a auto-disciplina.
Quem está do lado de fora, desconsidera essa realidade, visualizando apenas o resultado final e não o tal “sangue, suor e lágrimas”, que fazem parte da caminhada.
O sucesso é um acumulado de ações e de compromissos.
As pessoas tendem a definir e a delimitar o sucesso dos outros, principalmente dos que lhes são próximos. Sempre que alguém ultrapassa esse tal “limite” ou patamar que o seu sucesso deve atingir, surgem as críticas negativas, o julgamento precipitado e muitas vezes a calúnia e difamação.
Não se atiram pedras às árvores que não dão frutos!
Inventam-se características para tornar menos apelativo o carácter e o trabalho da pessoa bem-sucedida; o “mal dizer” espalha-se como lodo com o intuito de eliminar os factos alcançados.
Mas as frustrações (principalmente as do foro psicológico e íntimo), também desempenham um papel importante na trajectória do sucesso. É claro que os resultados positivos devem ofuscar todos e quaisquer aspectos desafiadores, e é fundamental entender que todas as jornadas são repletas de obstáculos e decepções.
Todas as falhas são essenciais no processo de aprendizagem e, aprendendo a lidar com elas, aprendemos também a utilizá-las como trampolins para futuros sucessos.
Além disso, a capacidade de resiliência permite que as pessoas se recuperem de fracassos e sigam em frente, mesmo quando a jornada se torna difícil.
Para quem lida com a exposição pública da sua imagem e do seu trabalho, nem sempre é fácil enfrentar as reacções negativas. Quando as pessoas não sabem lidar com as suas limitações, espelham nos outros as suas próprias frustrações e são agressivas nos seus comentários. Isto é uma constante principalmente nas redes sociais.
Muitas vezes o isolamento provocado pelo desgaste psicológico dos julgamentos e críticas agressivas, são o único escape acessível e imediato.
O sucesso não é uma questão de sorte ou talento isolado, mas sim uma combinação de esforço, disciplina, dedicação e superação de frustrações.
Se soubermos avaliar o sucesso dos outros sob essa perspectiva, podemos inspirar-nos nas suas histórias e aprender com seus desafios, construindo assim nosso próprio caminho rumo à realização de nossos próprios objetivos.
Comentários
Casimiro centeio, 10 de Nov de 2024
Valeu a pena !
Fiquei entusiasmado, lendo este artigo !
Excelente análise , que me deixou sem palavras pelas quais posso comentar o meu sentimento.
Parabéns, Any Delgado !
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Carlos Vieira De Carvalho, 10 de Nov de 2024
Any Delgado ??❤️??, podemos ver (pelo menos eu), a autodisciplina que você infligiu a si mesmo, e o resultado é visto nos seus escritos, nas suas representações, na defesa da nossa cultura, na sua presença na nossa comunidade e no lugar que tem na diáspora caboverdiana. Respeito!
E acima de tudo essa autodisciplina acabou gerando múltiplas forças, como a determinação, motivação, atitudes fortes e positivas! O trabalho árduo e humilde sempre compensa! Força!
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.