O incêndio de grandes proporções que deflagrou esta quinta-feira, 22, na localidade de Cova Matinho, município de Santa Catarina, continua activo e a câmara apela à colaboração de todos para tentar minimizar a situação.
O incêndio, que deflagrou por volta das 13:45, foi combatido na tarde de quinta-feira pelos bombeiros municipais de Santa Catarina com apoio de populares e bombeiros dos Mosteiros, lavrou durante toda a noite e a situação é considerada alarmante, com as chamas a avançarem para zonas mais elevadas e áreas de cultivo.
Pedro Andrade, funcionário da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, ligado ao sector do Ambiente e Saneamento, contactado por volta das 07:00 de hoje, disse que o fogo já destruiu fruteiras, árvores florestais e vastas áreas de pastagem.
As autoridades locais, através do vereador Jacinto Gonçalves, numa publicação nas redes sociais, estão a fazer um “apelo urgente” à população e à sociedade civil para que se juntem aos esforços de combate às chamas, uma vez que todos os recursos humanos disponíveis estão a ser mobilizados.
"A situação é crítica. Estamos a organizar equipas compostas por funcionários da câmara municipal e a sociedade civil para actuar de forma coordenada no combate às chamas a partir de Estância Roque e Monte Capado", afirmou Pedro Andrade que sublinhou que, da parte de baixo, é praticamente impossível controlar as chamas.
A rede telefónica na cidade de Cova Figueira não estava a funcionar o que impossibilitou a Inforpress de estabelecer contacto com o presidente da câmara que, desde o início do incêndio, está no terreno a ajudar no combate às chamas.
O incêndio foi provocado pela queima de materiais retirados de campo de cultivo por três agricultores que já foram identificados pela Polícia Nacional (PN).
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários