O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) apresenta hoje a aplicação móvel com que pretende melhorar os serviços prestados aos utentes, num esforço de modernização da administração pública do arquipélago.
“No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Segurança Social, o INPS vai promover a apresentação pública da sua aplicação”, referiu num comunicado alusivo à data.
O INPS Mobile é anunciado como uma ferramenta digital desenvolvida para “reforçar a proximidade entre o instituto e os cidadãos”, permitindo acompanhar, em tempo real, o estado dos processos, fazer atualização de contactos, gerir agendamentos e receber notificações diretamente no telemóvel.
O leque de funcionalidades inclui ainda a consulta da carreira contributiva, a realização da prova de vida, além de permitir simular pensões e subsídios.
O INPS referiu ainda que a aplicação segue “as melhores práticas internacionais”, adaptada à realidade nacional.
O executivo cabo-verdiano tem manifestado interesse em apoiar investimentos na área digital.
O Governo publicou, em outubro de 2024, a Estratégia de Economia Digital do arquipélago.
O documento prevê, até 2030, transformar Cabo Verde "numa nação digital, promovendo a inclusão, a inovação e a competitividade económica, aproveitando as tecnologias emergentes para o desenvolvimento sustentável e impulsionando uma economia 'cashless' [sem dinheiro físico]".
Comentários