“Médicos Solidários” regressam ao Sal para uma missão de 10 dias
Sociedade

“Médicos Solidários” regressam ao Sal para uma missão de 10 dias

Os “Médicos Solidários” da Associação de Cooperação Africa Avanza estão no Sal para mais uma missão no Hospital Ramiro Figueira. A equipa, composta por um ortopedista e um clínico geral deve permanecer na ilha até o dia 25 de Fevereiro.

Esta é a 20ª missão da Africa Avanza, que periodicamente traz à ilha do Sal, equipas de médicos de diferentes especialidades para  uma série de consultas e cirurgias programadas no âmbito do programa de cooperação com o Hospital do Sal. Desta vez, os “Médicos Solidários” estão a realizar cirurgias em ortopedia, assim como consultas de medicina geral.

Há cinco anos que os “Médicos Solidários” da África Avanza prestam serviço voluntário no Sal. De 2013 para cá esta cooperação já resultou em cerca de 750 cirurgias de forma gratuita e quase mil consultas. A associação também tem feito doações de equipamentos e matérias de uso clínico, tendo inclusive munido o bloco cirúrgico do Hospital do Sal de alguns equipamentos laparoscópio, artroscópio, aspirador e vários outros consumíveis cirúrgicos.

Esta cooperação também gera benefícios evidentes para sistema de saúde e protecção social a nível nacional, que se traduzem na redução de evacuações inter-ilhas e internacionais, formação de profissionais nacionais de técnicas avançadas de medicina e redução de tempo hospitalização.

Refira-se Africa Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por profissionais solidários e voluntários de diversos ramos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos em prol dos mais necessitados.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.