• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Começa julgamento dos russos detidos com 10 toneladas de cocaína na Praia
Sociedade

Começa julgamento dos russos detidos com 10 toneladas de cocaína na Praia

Começou esta manhã, 27, o julgamento dos onze cidadãos russos tripulantes do navio ESER flagrados em Janeiro do ano passado com 10 toneladas de cocaína a bordo, calculados em 800 milhões de euros em dinheiro. A carga pertenceria, segundo a imprensa britânica, a um grupo da máfia irlandesa chamada The Kinahan.

A audiência de julgamento da "Operação ESER", que deve durar três dias, está a decorrer sob um grande aparato policial. Quer no exterior, quer no interior do tribunal da Praia estão dezenas de policiais armados com AKM e até a rua que dá acesso ao tribunal está enecerrada. Há também agentes à paisana na Praça Alexandre Albuquerque.

As fortes medidas de segurança têm a ver a com a dimensão do caso em questão - em causa dez toneladas de cocaína flagradas numa embarcação de grande porte, a maior da história do país, que, segundo calculam as autoridades, valem mais de 800 milhões de euros.

A mercadoria vinha a bordo do cargueiro russo ESER, com bandeira do Panamá. A embarcação, na qual seguiam 13 tripulantes todos de nacionalidade russa, foi apreendida no dia 31 de Janeiro do ano passado. Nesse dia, a Polícia Judiciária encontrou 9.570 quilos de cocaína - 260 fardos (volumes) - nesse navio que atracou no Porto da Praia e deteve 12 cidadãos russos.

Na operação de busca, descarga, acondicionamento, transporte e guarda do produto apreendido, a PJ contou com a cooperação e suporte técnico da Polícia Judiciária Portuguesa, da Polícia Nacional Francesa, bem como das forças de segurança nacionais, designadamente, as Forças Armadas, Polícia Marítima e ainda a ENAPOR e do Porto da Praia.

Na sequência da operação ESER [nome do cargueiro], a polícia científica deteve 12 cidadãos, todos de nacionalidade russa, que desde então ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva, sob acusação de tráfico internacional de droga.

Esse cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como destino a cidade de Tânger, no norte de Marrocos, mas fez uma escala no Porto da Praia para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte a bordo de um dos 13 tripulantes que iniciaram a viagem desde a América do Sul.

Sucede que a PJ já estava na posse de informações de que se tratava de uma embarcação suspeita de transportar uma quantidade indeterminada de estupefacientes. E, a troca de informação operacional com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics), com sede em Lisboa, a judiciária cabo-verdiana punha em marcha a "Operação ESER", a maior quantidade de droga alguma vez apreendida em Cabo Verde.

Entretanto, segundo o jornal The Irish Times, essa droga, que vinha escondida em 260 caixas, teria como destino final a Irlanda, de onde seria distribuída para outros países da Europa. O jornal cita fontes policiais do seu país que garantiram que a mercadoria pertencia ao grupo mafioso local The Kinahan.

Há duas semanas", um dos 12 marinheiros russos que integravam a tripulação do cargueiro no Hospital Agostinho Neto. Sergey Zhivotov, de 59 anos, estava internado há cerca de uma semana, ao que consta, devido a complicações no intestino.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação