• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CM de São Domingos recebe 200 mil euros em equipamentos de associação espanhola
Sociedade

CM de São Domingos recebe 200 mil euros em equipamentos de associação espanhola

São mais de 500 itens em equipamentos sociais trazidos num contentor de 40 pés - máquinas de costura, cadeiras, bicicletas, roupas etc. - que a Associação espanhola Ayuda ofereceu à Câmara Municipal de São Domingos esta quarta-feira, 31. A autarquia, na pessoa da vereadora Inês Gonçalves, garante que a distribuição será conforme as necessidades e para todo o concelho.


"A nossa ideia é continuar a apoiar o desenvolvimento de Cabo Verde. E a nossa relação com a actual CM de São de São Domingos é salutar, porque num curto espaço de tempo, conseguimos articular com as autoidades municipais e trazer este contentor", começa por dizer ao Santiago Magazine, Daniel Cardoso Borges, o representante da Associacion Ayuda, que nasceu em Cabo Verde, mas a viver há largos anos em Espanha.

Borges, um jovem filantropo que já havia apoiado a CM de São Domingos em outras ocasiões, garante que a associação Ayuda vai continuar a contribuir, como pode, para facultar às gentes de São Domingos bens e equipamentos necessários ao desenvolvimento económico-social deste município do interior de Santiago "Além destes itens pensamos vir a ajudar Cabo Verde com distribuição de painéis solares que ajudam no desenvolvimento das comunidades", diz Daniel Cardoso Borges, que também é membro da Comissão Internacional dos Direitos Humanos.

Ele anuncia ainda que, através da parceria que possam vir a estabelecer, a sua organização estuda criar parcerias para, em conjunto com outras associações, apresentar projectos que levem luz e água às populações. "Neste momento, o que fazemos, além deste contentor de produtos sociais, é posteriormente levar água onde ela não existe, com recurso a energias renováveis. Isso claro em conjunto com a iluminação de centros, hospitais, escolas que não têm energia eléctrica".

Borges diz ainda que vai visitar zonas e identificar necesssidades e depois assinar um contrato com a CM de São Domingos. Mas a vereadora, Inês Gonçalves, garantiu ao Santiago Magazine que exise um contrato.

"Foi nesse sentido que firmámos o protocolo com eles, ou seja, com a Comissão dos Direitos Humanos de que o senhor Daniel faz parte. Estes materiais vão ser ser distribuidos de acordo com as necessidades de cada localidade. Já temos tudo identificado depois de termos visitado todas as localidades do concelho. Sabemos e identificamos as pessoas mais vulneráveis do concelho", esclareceu dizendo: "Uns vão ser distribuidos de imediato, mas outros vão ser entregues consoanta vamos auscultando e identifiicando as necessidades", disse a vereadora responsável pelo pelouro de Habitação, Coesão Social e Recursos Humanos, no que foi seguido pelo vereador de Finanças, Jaime da Rosa, para quem esta ajuda vai permitir reduzir a carga financeira municipal no apoio às famílias.

Partilhe esta notícia