• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Cerca de 400 voluntários participam em campanha de limpeza na rotunda que separa Praia e São Domingos
Sociedade

Cerca de 400 voluntários participam em campanha de limpeza na rotunda que separa Praia e São Domingos

Cerca de 400 voluntários das câmaras da Praia, de São Domingos e Forças Armadas participaram hoje numa campanha de limpeza que se iniciou na rotunda que separa os dois concelhos da ilha de Santiago.

“Começamos essa campanha porque pensamos que devemos ter uma cidade limpa e digna, uma urbe onde todos devem sentir-se bem e confortável. No período da vigência da actual câmara constatamos que se está a atacar a área de saneamento, pelo que estamos aqui para dar a nossa contribuição”, disse à Inforpress o coordenador do Corpo do Voluntariado da Câmara Municipal da Praia (CMP), Yuram Barreto.

Na sua declaração realçou ainda a necessidade de todos se unirem num “djunta mon” para dar respostas a problemas que afectam o meio ambiente, nesse caso o lixo, para que se possater uma cidade limpa e digna para todos.

“A campanha vai decorrer durante 30 dias e será realizada todos os sábados. Na próxima semana, vamos estar na entrada do município da Praia na zona que dá para a Cidade Velha até à Universidade Jean Piaget”, disse, acrescentando que depois vão atacar praias de mar e bairros comunitários.

Para participar nesta campanha, o coordenador do Corpo do Voluntariado da CMP, segundo aquele responsável, estendeu o convite a associações comunitárias, militares e à Câmara Municipal de São Domingos.

Para um município mais limpo, Yuram Barreto apelou a uma maior consciencialização das pessoas, convidando-as a depositar o lixo no local certo.

“Se todos nós cuidarmos dos nossos lixos teremos um ambiente saudável para que todos possam respirar um ar mais puro e a Praia estará mais limpa”, frisou.

Para o sargento Edson Júnior, que pertence ao Comando de Guarnição de Estado Maior das Forças Armadas, o apoio dos militares à campanha de limpeza é cumprir a missão que lhes é incutida enquanto soldados.

“Temos aqui cerca de 50 militares, incluindo dois sargentos, e estamos no terreno com toda a boa vontade nesta causa”, disse, afirmando que a maior parte dos soldados que estavam no terreno cumpriram serviço de 24 horas e que mesmo assim estavam a colaborar.

Neste sentido, apelou à população santiaguense a ter mais cuidado com o lixo que deita fora de qualquer maneira, aconselhando-a a guardar os lixos que deita fora a partir dos carros para depositar nos contentores de lixo.

Partilhe esta notícia