A autarquia de São Miguel realiza este sábado um fórum sobre a cidade em que pretende mobilizar diferentes camadas da sociedade para debater as perspectivas do desenvolvimento da cidade daquele município do interior da ilha de Santiago.
O fórum “Projectar uma cidade educadora, atractiva e sustentável”, vai decorrer no Salão Nobre daquela edilidade, a partir das 09:00, contando com a presença de diversos oradores.
De acordo com uma nota enviada à Inforpress, a iniciativa visa abordar os eixos distintos de actuação, nomeadamente troca de experiências e práticas bem-sucedidas com cidades cujo patamar de desenvolvimento é elevado em termos comparativos e perspectivar o desenvolvimento através de apostas em diferentes sectores de actividades, envolvendo todas as camadas sociais.
O encontro pretende ainda desenvolver projectos em parcerias público-privadas, pensando em aspectos capazes de suprir as necessidades da urbe, sem pôr em causa a sustentabilidade, o que, defende a organização, pressupõe uma mudança de mentalidade em relação aos padrões de produção e consumo e, consequentemente, outro patamar de capital humano e capital social.
De acordo com o mesmo documento, no Fórum da Cidade serão abordados em cinco painéis temas que vão incidir sobre aspectos económico, social e ambiental, sem descurar temas como saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente (projectos que reconciliam a natureza com o espaço público), desenvolvimento económico, desporto, cultura, obras, infraestrutura e agro-negócio (pensando nas barragens), segurança, inclusão e prestação de um serviço eficiente e de qualidade.
A cerimónia, que vai contar com intervenções do edil micaelense, Herménio Fernandes, cuja abertura será presida pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Financas, Olavo Correia , vai ser encerrado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
No mesmo dia, a Câmara Municipal de São Miguel prosseguirá com a inauguração da estrada que liga Barragem de Flamengos a Cutelo Gomes e electrificação de Cutelo Gomes e Aguadinha, num acto presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Com Inforpress
Comentários