• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santiago Norte. Governo garante financiamento para construção da estrada que liga Saltos a Santa Catarina
Política

Santiago Norte. Governo garante financiamento para construção da estrada que liga Saltos a Santa Catarina

A ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, garantiu esta quinta-feira, 29, que a estrada que liga a localidade de Saltos a Santa Catarina já tem financiamento.

A governante fez este anúncio em conferência de imprensa de balanço da reunião descentralizada do Conselho de Ministros, realizada em Santa Cruz, e contou com a presença do presidente da câmara local que teve a oportunidade de apresentar as principais preocupações e os desafios para o processo de desenvolvimento económico do município.

Perante as questões apresentadas, assegurou que o Governo apresentou respostas e medidas viradas para o desenvolvimento económico do concelho.

“Em especial para lhe dar a conhecer que o estudo em relação à central de compras e a zona económica de Santa Cruz está sendo avaliada através de estudos promovidos pelo Banco Mundial assim como foi-lhe dado a conhecer que já existe a garantia do financiamento da estrada que liga Saltos a Santa Catarina”, apontou.

A governante adiantou que o autarca se mostrou também “preocupado” com o plano de ordenamento turístico, mas assegurou que a mesma está a ser equacionado dentro da valorização do meio rural, no quadro dos planos de ordenamento turístico, que serão desenvolvidos pelo Ministério do Turismo e da Agricultura e Ambiente.

Durante o encontro, foi feita ainda uma análise das estruturas do Estado para poder avaliar em termos de quantidade e perspetivar aquilo que poderá ser um ajustamento necessário, tendo em vista a eficácia e eficiência na Administração Pública

“O Governo entende ser muito importante materializar aquilo que é o compromisso do programa do Governo que tem a ver com a reforma da Administração Pública e da sua modernização”, referiu, apontando que a ideia é ter uma Administração Pública que possa atender e servir melhor e virada efectivamente para a desafio do processo de desenvolvimento do país.

Neste sentido, avançou que será necessário implementar um conjunto de mudanças entre as quais a capacitação dos colaboradores e dos funcionários públicos para que possam desempenhar melhor aquilo que são as suas funções.

Por outro lado, é preciso fazer a alteração da lei vigente, como por exemplo o procedimento administrativo que está sendo revisto para trazer mais eficácia, eficiência e agilidade no processo de decisório da administração pública.

“Igualmente, está-se a pensar naquilo que é a uniformização dos padrões de qualidade da Administração Pública para que todos possam se alinhar ao bom exemplo e ao bom modelo da Casa do Cidadão”, acrescentou.

Partilhe esta notícia