• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santiago Norte. Deputados do MpD preocupados com existência de um único juiz no Tarrafal
Política

Santiago Norte. Deputados do MpD preocupados com existência de um único juiz no Tarrafal

O Tribunal da Comarca do Tarrafal, que cobre também o município de São Miguel (ilha de Santiago) funciona, faz já algum tempo, com um único juiz, uma situação constatada com “preocupação” pelos deputados do Movimento para a Democracia (MpD).

A constatação dos deputados eleitos nas listas do MpD para o círculo de Santiago Norte, foi registada durante a visita que os parlamentares realizaram esta terça-feira, 05, aos municípios do Tarrafal e São Miguel, com o objectivou de contactar instituições públicas e privadas, bem como as comunidades e populações locais.

De acordo com o porta-voz do grupo, João Duarte, é necessário que o Conselho Superior da Magistratura Judicial coloque mais um juiz para dar vazão aos processos nessa comarca que cobre os municípios do Tarrafal e São Miguel, tendo em consideração que neste momento o trabalho a executado por um juiz destacado da Comarca de Santa Catarina.

Segundo João Duarte, no encontro que tiveram também no Tarrafal com os agricultores do perímetro agrícola do Colonato, a falta de água foi apontada como uma das “maiores dificuldades” por parte dos homens e mulheres do campo.

A este propósito, fez saber que saíram “esperançosos” desse encontro, tendo em conta que o problema de falta de água vai ser ultrapassado com o equipamento de furos com recurso aos painéis solares, visando disponibilizar água para a agricultura deste perímetro agrícola a um custo muito mais abaixo do normal.

O parlamentar realçou, por outro lado, que na visita efectuada a São Miguel, constataram que houve melhorias a nível de Saúde com aumento de número de médicos e de enfermeiros, bem como a nível das infraestruturas com a ampliação e reabilitação do Centro de Saúde local.

Segundo João Duarte, em São Miguel constataram ainda com agrado que a Polícia Nacional foi contemplada com o reforço de meios de mobilidade e melhoria nas instalações físicas que passaram a oferecer melhores condições de serviço.

Entretanto, já em jeito de conclusão, os deputados lançaram ainda um repto ao Governo no sentido de se reforçar a comunicação social em meios necessários que permitam uma cobertura mais cabal a essa região do interior de Santigo, atendendo o número da sua população e municípios.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação