As questões de saneamento, poluição sonora e falta de espaços verdes na capital do país dominaram hoje o período antes da ordem do dia, da sexta sessão ordinária da Assembleia Municipal (AM) da Praia.
A situação do Campo de Abolha, a problemática de cães vadios, insegurança, estatuto especial da Praia, requalificação de ruas, drenagem, problemas de habitação, de rede de esgoto e recolha de lixo, são, entre outras, questões que afectam a cidade da Praia e manifestadas pelos munícipes.
Para o líder da bancada municipal do Movimento para a Democracia (MpD – oposição), Manuel Alves, a situação de saneamento na capital da praia e do Campo de Abolha em Achada Santo António são questões que há muitos anos vêm se arrastando e não tem havido nenhuma resolução.
Entretanto reconheceu, também, que em alguns bairros da capital, nomeadamente Palmarejo e Cidadela com falta de projectos que incluem espaços verdes, áreas de lazer e de desporto.
Para o líder da bancada municipal do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Aquiles Barbosa, os problemas que ainda persistem na capital do país são o retrato deixado pela autarquia do MpD que esteve à frente da câmara durante 12 anos.
Aquiles Barbosa reconheceu que a cidade da Praia deve fazer a diferença em relação a outros municípios e que o seu estatuto estaria hoje muito melhor.
“Independentemente de qualquer partido, temos de ter a consciência clara de que é um assunto que não depende apenas da assembleia municipal, mas sim do parlamento que exige dois terços”, lembrou.
Por seu turno, o presidente da câmara reconheceu que existem ainda na Praia aspectos a serem melhorados, mas realçou que a sua equipa tem feito um grande esforço e vai continuar a trabalhar para encontrar soluções para resolver os problemas que afectam a capital do país, sobretudo na questão do lixo.
Durante a sessão vão ser apreciadas as propostas de deliberação que autoriza a constituição de direito de superfície de um lote de terreno para a instalação de equipamento desportivo em Palmarejo Baixo e a que autoriza a Câmara Municipal da Praia a alienar e constituir direito de superfície dos lotes de terreno sito na localidade de Palha Sé.
Consta ainda da agenda a apreciação e aprovação da proposta de deliberação que delibera a doação ao Estado de Cabo Verde de um terreno na zona de Achada Grande Frente e do relatório de actividade e de contas de gerência, referentes ao ano de 2022.
Comentários