Após a aprovação do orçamento retificativo, estimado em mais de 3.600 milhões de escudos, o presidente da Câmara Municipal da Praia sustentou que este vai resolver problemas prioritários e acelerar o desenvolvimento do município. Francisco Carvalho falava aos jornalistas no seguimento da sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que teve lugar nesta quinta-feira, 14.
Segundo o autarca, com este reforço orçamental vai ser possível implementar uma nova orgânica da câmara, alinhada com as necessidades atuais do município e da cidade, garantindo respostas mais céleres, eficazes e de encontro às reclamações e pedidos dos munícipes.
Nesta sessão extraordinária foram, ainda, aprovados um projeto de loteamento em São Francisco, bem como a doação de um terreno à Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Maria, para implementar um projecto de apoio social em Achada São Filipe.
Ainda segundo Francisco Carvalho, as medidas aprovadas na sessão de ontem, visam dar resposta aos problemas, em várias áreas, criando melhores condições para o desenvolvimento da capital do país.
MpD vota contra
O Movimento para a Democracia (MpD) votou contra as propostas apresentadas pelo executivo camarário, com a líder de bancada, Manuela Brito, alegando que tais propostas vão agravar, ainda mais, a “situação financeira complicada” na qual se encontra a Câmara Municipal.
Segundo a líder de bancada ventoinha, o aumento de cerca de 25 mil contos, em relação ao orçamento original, para regularizar os contrários precários não se justifica, já que, sustentou, o governo já havia transferido, no passado ano, mais de 700 milhões de escudos para esse fim.
PAICV a favor
Por sua vez, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) votou favoravelmente, com o líder de bancada, Aquiles Barbosa, sustentando que perante a implementação do novo regulamento orgânico, do programa de regularização dos precários (PCFR), o executivo camarário foi obrigado a recorrer ao orçamento retificativo. E, na mesma linha, irá conseguir mobilizar recursos financeiros para dar resposta a problemas prioritários, entre eles, a recolha de resíduos sólidos.
C/Inforpress
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine