PAICV visita diversas instituições em Santiago Norte e elenca desafios e demandas que precisam da atenção do Governo
Política

PAICV visita diversas instituições em Santiago Norte e elenca desafios e demandas que precisam da atenção do Governo

A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte destacou hoje diversos desafios e demandas que precisam da atenção do Governo, para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população.

Em declarações à imprensa, a presidente do CPR do PAICV, Carla Carvalho, explicou que estas observações saíram de visitas que o grupo efectuou às instituições regionais sediadas em Santa Catarina durante dois dias.

Estas visitas iniciaram-se pelo sector da saúde, em que, segundo a mesma fonte, foram constatados desafios persistentes, especialmente na área dos recursos humanos. 

“Ainda há carência de médicos especialistas na região, o que prejudica o atendimento à população. Além disso, há uma preocupação com o grande número de doentes mentais que deambulam pelas cidades, sendo necessário criar uma enfermaria de psiquiatria para estabilizar esses pacientes antes de serem devolvidos às famílias”, afirmou. 

A líder partidária também abordou a necessidade de centralizar os serviços de emergência médica, incluindo ambulâncias, para garantir uma gestão mais eficiente e rápida no atendimento às emergências.

Igualmente, a líder da CPR avançou que o grupo esteve de visita a Águas de Santiago (AdS, Empresa Pública Intermunicipal, S.A), onde ressaltou que “apesar de alguns investimentos, a região sofre com problemas de abastecimento de água, principalmente devido a avarias na rede”.

Neste ponto, solicitam ao Governo mais investimentos para solucionar essas questões com maior agilidade. 

A associação de empresários do sector agrícola e industrial também foi alvo de visita dos representantes do PAICV na região, que enfatizaram a importância de ampliar os investimentos nesses sectores para fortalecer o empreendedorismo local. 

“Só assim será possível criar um corpo empresarial robusto, que possa contribuir para o desenvolvimento regional, com maior apoio do sistema bancário para impulsionar projectos agrícolas e industriais”, destacou Carvalho. 

Na área da comunicação social, a equipa constatou que a Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC) e a Agência Cabo-Verdiana de Notícias (Inforpress) necessitam de mais recursos humanos para responder às demandas da região.

“Embora existam estúdios na RTC, há uma carência de jornalistas e técnicos qualificados para produzir conteúdo, o que prejudica a disseminação de informações à população”, comentou. 

Na área de segurança, a visita à Polícia Judiciária revelou preocupações com o aumento da violência juvenil e a formação de grupos em diversos municípios da região.

Ainda neste sector, Carla Carvalho diz lamentar porque, apesar do interesse em dialogar com a Polícia Nacional, a equipa não foi recebida pelo comandante regional, o que reforça a necessidade de maior atenção às questões de segurança pública.

Ainda, a CPR do PAICV solicitou a rápida resolução do problema da televisão digital terrestre - TDT em várias localidades, considerando que o acesso à informação é um direito fundamental da população.

Carla Carvalho reforçou o apelo ao Governo, mesmo diante do cenário de final de mandato, para que na elaboração do próximo Orçamento do Estado seja priorizado Santiago Norte para um aumento dos investimentos. 

As visitas realizadas pela CPR de Santiago Norte evidenciam a necessidade de acções concretas do Governo para enfrentar os desafios da região, para promover melhorias na saúde, segurança, infraestrutura e desenvolvimento económico, essenciais para assegurar uma qualidade de vida digna aos seus habitantes.

Partilhe esta notícia