PAICV vai questionar o Governo sobre processo de negociação do novo contrato de concessão dos transportes marítimos
Política

PAICV vai questionar o Governo sobre processo de negociação do novo contrato de concessão dos transportes marítimos

O líder do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) disse hoje que vai questionar o Governo sobre o processo de negociação do novo contrato de concessão dos transportes marítimos no País.

Segundo João Baptista Pereira, que falava à imprensa no final das jornadas parlamentares do grupo parlamentar do PAICV, o dossiê sobre este processo está com o ministro das Finanças, Olavo Correia, desde Novembro último, que ficou de apresentar as conclusões das negociações no prazo de 15 dias.

“A verdade é que cinco meses depois não temos qualquer solução e o que está a acontecer todos os dias é que os cabo-verdianos estão a viver problemas gritantes ao nível dos transportes a nível nacional”, referiu o líder da bancada parlamentar do maior partido da oposição, que afirmou que a situação dos transportes carece de uma solução “imediata e urgente”.

Para o PAICV, o Governo devia ser “mais transparente” e partilhar com os cabo-verdianos as soluções para este sector, porque se trata de negócio público.

Na mesma linha, disse que o partido vai interpretar ainda o vice-primeiro-ministro sobre o processo de privatização da Emprofac e a ruptura dos medicamentos.

“A Emprofac é uma empresa pública que detém o monopólio na importação de medicamentos aqui em Cabo Verde e o Governo pretende liquidar essa empresa e passar a importação de medicamentos para uma empresa privada que já está licenciada com toda logística montada”, referiu.

Segundo disse, trata-se de uma questão fundamental para Cabo Verde, sendo que para além dos problemas de ruptura, existem ainda problemas de aumento de medicamentos que desde de 2018 registou um aumento de mais de 50 %.

Durante a primeira sessão parlamentar deste mês, que principia na quarta-feira, 08, o PAICV vai ter ainda a oportunidade de interpelar o ministro do Mar, Abraão Vicente, sobre as políticas para o sector da economia marítima, proposta que foi introduzida pela UCID.

João Baptista Pereira avançou ainda que o PAICV está preocupado com o aumento das doenças não transmissíveis, falta de técnicos especializados, longa lista de espera, processo de transferência de doentes nacional e internacional, e irá questionar a ministra da saúde sobre as políticas e soluções para este sector.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.