O líder do grupo parlamentar do PAICV afirmou hoje que não tem havido melhorias no país, ao mostrar preocupação com os transportes.
João Baptista Pereira fazia o balanço das principais questões abordadas na jornada preparatória para a segunda sessão plenária do mês de Maio, que decorrerá de quarta-feira, 21, a sexta-feira, 23, tendo como destaque o debate mensal com o primeiro-ministro sobre transparência e desenvolvimento.
A mesma fonte considerou que há uma relação “virtuosa” que pode existir entre transparência e desenvolvimento, ou seja, “quanto mais transparente for a governação mais desenvolvimento o país se torna”.
“Por essa razão que nós vamos confrontar o Governo com um conjunto de questões em que entendemos que, eventualmente, problemas de transparência estejam na base do insucesso nos resultados do desenvolvimento”, alegou o líder parlamentar do PAICV.
João Baptista Pereira exemplificou com os transportes aéreo e marítimo, afirmando que a privatização do sector de transportes em Cabo Verde, seja aéreo ou marítimo, levou a situação que se vive hoje.
“Um problema de desenvolvimento gerado no sector do transporte, que tem na sua base o problema de transparência. E vale a pena olharmos também já agora para a questão da aeronave King 360R, um avião muito importante para Cabo Verde, pelas missões que vem cumprir, mas que também tem na sua base o mesmo problema, desde logo, o ajuste directo”, acrescentou Baptista Pereira, sem descartar também os sectores da Segurança, Saúde e Turismo, entre outros.
Ainda no debate parlamentar que se inicia na quarta-feira, 21, o deputado referiu que será dada continuidade ao pacote da Justiça, iniciado na sessão anterior, com a lei orgânica do Ministério Público e do Conselho de Administração do Ministério Público.
A agenda prevê ainda a apreciação da proposta de lei sobre o funcionamento do Serviço de Inspeção Judicial e da Inspeção do Ministério Público e aprovação dos Estatutos da Administração Judicial e do Ministério Público
Trata-se de diplomas que serão apreciados na especialidade, após algum trabalho em sede da comissão paritária.
Comentários
Zé P., 21 de Mai de 2025
Ouvi dizer que haverá um debate entre os três candidatos para a liderança do partido que não aceitaram a sondagem. Ouvirei atentamente esse debate caso acontecer para analisar quem é que verdadeiramente está interessado na continuidade de um PAICV, aonde mesmo que não seja ele o escolhido para ser presidente, esteja com um líder forte e um partido unido e preparado para projetos futuros; ou quem é que apenas tem interesses em projetos pessoais.
Zé P., 21 de Mai de 2025
Esta será a minha avaliação perante esse debate.Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Casimiro centeio, 20 de Mai de 2025
Cerca de 1O anos á deriva no deserto, Cabo Verde sem educação de qualidade, sem emprego, sem saúde pública, sem juventude, sem segurança pública, sem TRANSPORTES, sem futuro, acalentado pelas promessas alegóricas, pela MENTIRA e corruido pela CORRUPÇÃO !
É a tal felicidade disfarçada sob o slong " SOMOS DIFERENTES, FAZEMOS DIFERENTE" !
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.