Órgãos. Deputado queixa na PN contra presidente da CM por tentativa de agressão
Política

Órgãos. Deputado queixa na PN contra presidente da CM por tentativa de agressão

Sessão desta quarta-feira, 13, da Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos quase terminou a meio por causa de um desaguisado entre o presidente da Câmara e um deputado municipal do PAICV, que por pouco não chegaram às vias de facto. O autarca desdramatiza a situação.

A Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos esteve ontem, quarta-feira, em polvorosa. A sessão, que, entre outros assuntos, era para debater o Orçamento Municipal de 2018, esteve em risco de ser suspensa por causa de um desentendimento entre o deputado municipal do PAICV, José Carlos Teixeira, e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Vasconcelos.

Das trocas de ofensas mútua em plena sessão da Assembleia, a rixa evoluiu quase para um confronto directo. O autarca e o deputado da oposição por pouco não se engalfinharam, tendo valido a intervenção imediata do vereador de Saneamento, Moisés Vaz, e de um outro deputado do PAICV que entraram no meio para separar as águas. Os trabalhos tiveram que ser suspensos por algum tempo até que os ânimos se acalmaram, tendo a sessão terminado já ao cair da noite.

Teixeira, contactado por Santiago Magazine, afirma que foi o presidente da Câmara quem se levantou do seu lugar para o agredir, tendo saído na hora para apresentar queixa na Esquadra da Polícia por tentativa de agressão. “Seu próprio vereador é testemunha pois foi ele, juntamente com um deputado que estava ao meu lado, que impediu o presidente da CM de me atingir”, conta José Carlos Teixeira.

Segundo o deputado, Carlos Vasconcelos “não ficou contente com as perguntas da bancada do PAICV sobre o atraso na conclusão das obras de melhoramento da estrada que vai a Pico d’Antónia e passou a nos ofender chamando-nos de vândalos.”.

“Na verdade, quem questionou a Câmara sobre a estrada de Pico d’Antónia foi a deputada Suzete Moniz. Eu intervim para interpelar a mesa sobre os insultos do presidente da CM para com a bancada do PAICV”, esclarece.

José Carlos Teixeira, deputado municipal do PAICV

Essa versão é corroborada pelo líder da bancada do PAICV que disse ao Santiago Magazine que Carlos Vasconcelos “ofereceu uma tapona ao deputado José Carlos Teixeira, a ponto de se dirigir para o deputado com o punho cerrado. Tinha uma clara intenção de partir para agressão”.

O líder da bancada do MpD, Odair Afonso, não nega o sucedido, mas explica que “os deputados do PAICV sentiram-se ofendidos porque a Câmara lhes chamou a atenção para o facto de na semana passada terem-se deslocado a Pico d’Antónia e como a estrada está fechada para obras, resolveram tirar a protecção e seguir viagem na sua viatura. Então começaram a ofender o presidente”.

Carlos Vasconcelos, abordado por Santiago Magazine, desdramatiza o ocorrido. Ainda assim, aponta o dedo à bancada do PAICV na Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos por ter perdido as estribeiras. “Os deputados do PAICV estiveram todo o tempo a me chamar de nomes em plena Assembleia. E o deputado José Carlos nem estava na sala quando discutíamos sobre a estrada de Pico d’Antónia. Chegou e foi logo pedir palavra para me chamar de covarde e outros nomes. Chamei-lhe atenção várias vezes e ele insistiu em me insultar”, diz o autarca laurentino, que afirma não temer a queixa apresentada na polícia por tentativa de agressão.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.