• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
MpD realiza domingo eleições internas para constituição das comissões e assembleias políticas concelhias e na diáspora
Política

MpD realiza domingo eleições internas para constituição das comissões e assembleias políticas concelhias e na diáspora

O Movimento para a Democracia (MpD – poder) realiza neste domingo, 03, no país e em alguns países da diáspora, as eleições internas para constituição das comissões e assembleias políticas concelhias.

Em declarações à Inforpress, a secretária-geral do MpD, Filomena Delegado informou que a nível nacional as eleições não vão acontecer no Tarrafal de Santiago, nos Mosteiros (Fogo), na Brava, na Boa Vista e na Ribeira Grande (Santo Antão).

“Isto por várias razões e também por não entregarem as candidaturas a tempo, mas agora o partido terá que fazer um trabalho para ver quando é que se poderá realizar  as eleições nesses concelhos”, justificou, Filomena Delgado, defendendo que o cronograma e regulamento eleitoral deve ser respeitado.

A nível da diáspora, Filomena Delgado adiantou que a França pediu o adiamento, sendo que na Europa as eleições vão acontecer em Portugal, Países Baixos, Espanha e Itália, nas América nos Estados Unidos da América e em África em Angola, São Tomé e Príncipe e Senegal.

Em termos de candidaturas referiu que São Miguel, Santa Catarina e Santa Cruz contam com dois candidatos, sendo que na ilha de São Vicente terá três pretendentes.

“Onde for candidatura única, o cabeça-de-lista irá depois constituir a comissão política concelhia e nos casos de duas ou mais candidaturas poderemos ter as assembleias políticas concelhias com membros das diferentes candidaturas”, esclareceu Filomena Delgado, acrescentado que o candidato da lista mais voltada pode constituir também uma comissão política concelhia.

“Espera-se muito dos futuros presidentes das comissões políticas e das assembleias concelhias porque a comunicação fluirá melhor se a parte nacional e concelhia estiver bem organizada”, perspectivou a dirigente do partido que sustenta o poder.

Por outro lado, garantiu que os materiais para a votação, nomeadamente os boletins de voto e os cadernos eleitorais, já foram distribuídos e com os delegados prontos para organizar todo o processo eleitoral.

As eleições para as assembleias políticas concelhias do MpD (no poder) acontecem em 16 concelhos e as assembleias políticas nas comunidades emigradas, em oito países na diáspora.

Em Cabo Verde a abertura das mesas acontece às 08:00 e fecham às 18:00.

Partilhe esta notícia