• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
MpD prevê eleições autárquicas antecipadas no município da Praia
Política

MpD prevê eleições autárquicas antecipadas no município da Praia

O Movimento para a Democracia (MpD – poder) prevê, com base num “cenário de ilegalidades” alegadamente cometidas pelo actual presidente de câmara, Francisco Carvalho, a realização de eleições autárquicas antecipadas no município da Praia.

Este ponto de vista foi hoje dado pelo coordenador da Comissão Política Concelhia da Praia do MpD, Alberto Mello (Beta), em conferência de imprensa.

“Já fizemos uma providência cautelar e aguardamos serenamente a decisão do tribunal. Dentro de 30 dias teremos a certeza de uma decisão em relação a este aspecto”, comentou Alberto Mello a acção interposta pelos deputados municipais do MpD junto do tribunal alegando ilegalidades na aprovação no orçamento da Câmara Municipal da Praia para o ano económico de 2023.

Alberto Mello disse ainda não haver dúvidas de que o tribunal irá decidir a favor das posições defendidas pelo seu partido, completando que há praticamente um ano vem chamando atenção em relação às “ilegalidades cometidas pela câmara”.

“Nós do MpD temos pedido também ao Governo que faça a fiscalização e metemos todos os processos nos tribunais, estamos convencidos e até é evidente… na Praça Pública, praticamente todos os juristas da praça dão-nos razão em relação ao que se acontece na Câmara Municipal da Praia”, continuou.

Questionado qual o cenário que antevê em caso de um parecer favorável, Alberto Mello respondeu que, com as “ilegalidades” cometidas por Francisco Carvalho, está a prever eleições antecipadas na Câmara Municipal da Praia.

“Nós não queríamos, mas prevejo umas eleições antecipadas na cidade da Praia. Com as ilegalidades cometidas pelo actual presidente, ele não consegue reunir as condições para conseguir governar a cidade da Praia”, disse, acrescentando que Francisco Carvalho “perdeu o apoio dos próprios vereadores do seu partido” e que “não tem capacidade, neste momento, de governabilidade da cidade da Praia”.

Partilhe esta notícia