O secretário-geral da Juventude para a Democracia (JpD), Líver Gomes, defendeu este sábado em São Miguel maior participação da juventude na vida política activa para que surgem mais jovens candidatos a cargos políticos.
O também candidato do MpD à Câmara Municipal de Santa Cruz (Santiago) falava em declarações à Inforpress após partilhar a sua experiência na política com os jovens micaelenses, no âmbito da conferência “A juventude e a política”, promovida pela JpD.
Esta estrutura juvenil partidária, segundo este jovem político, desde a sua fundação tem realizado um conjunto de actividades de promoção e motivação de jovens na política cabo-verdiana e incentivar a sua participação massiva na política.
No entanto, admitiu, que, não obstante, os esforços dessa organização, os dados de 2019 do Afrobarómetro mostram que que a maioria dos jovens entre 18 e 35 anos participam muito nos actos eleitorais, nomeadamente campanha eleitorais, mas, no entanto, a nível de taxa de efectivação, ou seja, votos, a taxa de abstenção é muito alta nesta camada.
E ainda que no período pós-eleitoral somente cerca de 17 % que entram com contacto com dirigentes partidários ou funcionários públicos.
A JpD, segundo ele, está atendo aos dados por isso vai continuar a promover um conjunto de actividades para ajudar os jovens a se interessarem mais pela política para que surgem mais jovens candidatos a cargos políticos como ele e a da equipa camarária micaelense liderada por Herménio Fernandes.
Durante o encontro com jovens de São Miguel, que teve como palco a Escola Secundária Olegário Tavares, em Achada do Monte, Líver Gomes, que é director do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Cruz, adiantou que aproveitou para divulgar as políticas activas promovidas pelo Governo.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários