• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
José Maria Neves escolhe Santiago Norte para sua primeira visita como Presidente da República
Política

José Maria Neves escolhe Santiago Norte para sua primeira visita como Presidente da República

Os municípios de Santa Catarina e Tarrafal, em Santiago Norte, vão receber esta quinta-feira,11, a primeira visita oficial do novo Presidente da República, José Maria Neves, após dois dias no cargo.

O chefe de Estado, que vai estar acompanhado do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, pretende inteirar-se do processo de vacinação contra covid-19, em curso, na Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), cujos referidos municípios ainda registam uma taxa de vacinação inferior a 70 por cento (%).

Nesse sentido, de acordo com o programa oficial a que a Inforpress teve acesso, a visita inicia-se esta quinta-feira, pelas 10:30, pelo concelho de Santa Catarina, sua terra natal, onde vai efectuar uma visita de cortesia à presidente da câmara, Jassira Monteiro, para depois visitar a Delegacia de Saúde de Assomada e o Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Achada Falcão.


Já por volta das 12:20, José Maria Neves vai estar no Tarrafal, onde vai efectuar também uma visita de cortesia ao chefe do executivo municipal, José dos Reis, para de seguida visitar a Delegacia de Saúde local.


José Maria Neves foi empossado esta terça-feira como o quinto Presidente da República de Cabo Verde, sucedendo a Jorge Carlos Fonseca que cumpriu dois mandatos.


Em Santiago Norte, apenas os municípios de São Lourenço, Santa Cruz e São Miguel já atingiram a meta dos 70 % ou mais da população elegível. São Salvador do Mundo e os demais dois concelhos a ser visitados pelo PR estão abaixa da média nacional que é de 81,5%.


Conforme informação avançada pela RSSN, todas as delegacias de Saúde já têm um calendário de vacinação contra a covid-19, que contempla deslocação às várias localidades durante os próximos meses.


Daí o apelo à adesão da população, sobretudo das pessoas maiores de 18 anos, tendo em conta que, segundo as autoridades sanitárias, a vacinação vai evitar casos graves de contaminação e até mortes por covid-19.


A RSSN conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional e um centro de saúde (São Salvador do Mundo) que depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina.

Partilhe esta notícia