Os municípios de Santa Catarina e Tarrafal, em Santiago Norte, vão receber esta quinta-feira,11, a primeira visita oficial do novo Presidente da República, José Maria Neves, após dois dias no cargo.
O chefe de Estado, que vai estar acompanhado do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, pretende inteirar-se do processo de vacinação contra covid-19, em curso, na Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), cujos referidos municípios ainda registam uma taxa de vacinação inferior a 70 por cento (%).
Nesse sentido, de acordo com o programa oficial a que a Inforpress teve acesso, a visita inicia-se esta quinta-feira, pelas 10:30, pelo concelho de Santa Catarina, sua terra natal, onde vai efectuar uma visita de cortesia à presidente da câmara, Jassira Monteiro, para depois visitar a Delegacia de Saúde de Assomada e o Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Achada Falcão.
Já por volta das 12:20, José Maria Neves vai estar no Tarrafal, onde vai efectuar também uma visita de cortesia ao chefe do executivo municipal, José dos Reis, para de seguida visitar a Delegacia de Saúde local.
José Maria Neves foi empossado esta terça-feira como o quinto Presidente da República de Cabo Verde, sucedendo a Jorge Carlos Fonseca que cumpriu dois mandatos.
Em Santiago Norte, apenas os municípios de São Lourenço, Santa Cruz e São Miguel já atingiram a meta dos 70 % ou mais da população elegível. São Salvador do Mundo e os demais dois concelhos a ser visitados pelo PR estão abaixa da média nacional que é de 81,5%.
Conforme informação avançada pela RSSN, todas as delegacias de Saúde já têm um calendário de vacinação contra a covid-19, que contempla deslocação às várias localidades durante os próximos meses.
Daí o apelo à adesão da população, sobretudo das pessoas maiores de 18 anos, tendo em conta que, segundo as autoridades sanitárias, a vacinação vai evitar casos graves de contaminação e até mortes por covid-19.
A RSSN conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional e um centro de saúde (São Salvador do Mundo) que depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina.
Comentários