• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca marca eleições legislativas para 18 de Abril e as presidenciais para 17 de Outubro
Política

Jorge Carlos Fonseca marca eleições legislativas para 18 de Abril e as presidenciais para 17 de Outubro

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou hoje para 18 de Abril a realização das eleições legislativas e 17 de Outubro deste ano para as presidenciais.

O Chefe de Estado fez este anúncio em conferência de imprensa que a Presidência da República convocou para o efeito.

O Conselho da República reuniu-se no dia 28 de Dezembro do ano findo para reflectir sobre possíveis datas da realização das eleições legislativas,  mas porque os conselheiros apresentaram  posições diferenciadas,  o PR ponderou anunciar para mais tarde as eleições legislativas e presidenciais.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) regressado ao poder depois de 15 anos na oposição.

O partido liderado por Ulisses Correia e Silva venceu com maioria absoluta, elegendo 40 deputados, acima dos 29 do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e dos três da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Ao todo, votaram 229.337 cabo-verdianos, o que significou uma taxa de participação eleitoral de 65,97%. A abstenção ficou em 34,2%.

De acordo com a Constituição da República, as eleições legislativas realizam-se de cinco em cinco anos.

Já as últimas eleições presidenciais realizaram-se em 2 de Outubro de 2016, reelegendo à primeira volta, com 74% dos votos, Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o segundo e último mandato, de cinco anos cada.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia