• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
João Santos Luís eleito novo presidente da UCID
Política

João Santos Luís eleito novo presidente da UCID

Os militantes da União Caboverdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) elegeram na última madrugada, em congresso, João Santos Luís como novo presidente da terceira força política de Cabo Verde, o único candidato à sucessão de António Monteiro.

Até agora vice-presidente do partido, João Santos Luís liderou a única lista que se apresentou a votos no XVIII congresso da UCID, que decorre desde sexta-feira na ilha de São Vicente, tendo recolhido 135 votos entre os 148 delegados presentes na votação, que se iniciou no sábado à noite.

“Uma maioria expressiva, isso dá-me uma grande responsabilidade durante os próximos quatro anos (…) Espero dar tudo de mim, na certeza, porém, que faremos crescer o partido para servirmos melhor Cabo Verde”, afirmou aos jornalistas, após a votação, o novo presidente da UCID.

A UCID é a terceira força política em Cabo Verde, com quatro deputados atualmente eleitos à Assembleia Nacional, depois de ter conquistado mais um mandato nas eleições legislativas realizadas em abril de 2021, reunindo cerca de 20.000 votos.

Na sua moção de estratégia, o novo presidente da UCID comprometeu-se com a reorganização do partido, cuja base da implementação está concentrada na ilha de São Vicente.

“Já temos pronto o processo de reorganização, vamos tentar a reaproximação de todos os militantes, os antigos principalmente, alguns que estão afastados há muito tempo. Vamos fazer um grande trabalho nesse sentido”, afirmou João Santos Luís.

Os trabalhos deste congresso terminam hoje e contam com a prevista participação de cerca de 200 delegados, em representação dos militantes das ilhas e da diáspora.

Após 12 anos, António Monteiro não concorreu à liderança do partido nestas eleições, mas assumirá agora as funções de conselheiro nacional, com o novo presidente a afirmar que o atual deputado “ainda tem muito a dar” à UCID.

A UCID foi criada em 13 de maio de 1978, como oposição ao então Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), partido único no arquipélago de 1975 a 1990.

Partilhe esta notícia