Janira deixa liderança do PAICV. Novo presidente interino será escolhido nos próximos dias e eleições em Dezembro
Política

Janira deixa liderança do PAICV. Novo presidente interino será escolhido nos próximos dias e eleições em Dezembro

As eleições internas do PAICV para a escolha do novo líder serão realizadas no dia 19 de Dezembro deste ano, e “nos próximos dias” será escolhido o presidente interino, avançou o Júlião Varela, porta-voz do Conselho Nacional, que esteve reunido ontem, sábado. O órgão máximo do partido entre os congressos decidiu ainda expressar o seu voto de louvor à presidente cessante, JHA, e declarar apoio do PAICV à candidatura presidencial de José Maria Neves.


O Conselho Nacional do PAICV agendou para Dezembro a eleição do próximo presidente do partido, após pedido de demissão de Janira Hopffer Almada. Assim, vai ser esolhido "nos próximos dias", segundo Júlião Varela, um presidente interinio na reunião da Comissão Política e que irá liderar os destinos do partido até as eleições internas de Dezembro, acrescentando que o Congresso Nacional acontecerá em Janeiro de 2022.

“A presidência do partido é uma questão que será tratada na próxima reunião da Comissão Politica Nacional. De acordo com os nossos estatutos, deverá haver uma reunião comunicada expressamente para o efeito, portanto, o Conselho Nacional tomou o conhecimento do pedido de demissão caberá agora a Comissão Politica resolver esta questão da substituição”, asseverou.

Julião Varela elucidou, neste sentido, que o próximo líder interino do maior partido da oposição será conforme o estatuto, podendo ser escolhido um dos vice-presidentes do partido.

Durante a reunião da sessão ordinária do Conselho Nacional foram ainda apresentadas, discutidas e aprovadas as contas de 2020 e a proposta de orçamento para 2021.

A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, colocou o cargo à disposição na sequência da segunda derrota do partido frente ao Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições legislativas, realizadas a 18 de Abril deste ano.

Voto de louvor

Ontem, o Conselho Nacional do PAICV aprovou uma moção de valorização e expressou o voto de louvor à presidente cessante, Janira Hopffer Almada, pelo contributo que deu na afirmação e no reforço do partido durante a sua liderança.

A moção de valorização e o voto de louvor foram lidos pela militante Carla Carvalho durante o Conselho Nacional do PAICV, que esteve reunido este sábado, na Cidade da Praia.

O Conselho Nacional, de acordo com a deputada, considera que a liderança de Janira Hopffer Almada traduziu-se no reforço do partido, nomeadamente, nos “bons resultados” obtidos nas eleições autárquicas de 2020, no reforço do PAICV no parlamento, que passou a contar com 30 deputados, um grupo parlamentar renovado, com equilíbrio de gênero e motivado para cumprir o seu papel de oposição.

O Conselho Nacional, prosseguiu, enaltece, assim, a coragem, determinação perseverança, resiliência e entrega total da camarada Janira Hopffer Almada às causas do partido e de Cabo Verde, em prol da justiça e da transparência e do interesse público.

O CN destaca, de igual modo, a postura ética de estar na política demonstrada pela Janira Hopffer Almada e o legado de trabalho e coerência que deixa. “O Conselho Nacional expressa sua gratidão e um voto de louvor a Janira Hopffer Almada certo de que ela continuará a dar o seu contributo militante para o partido para a afirmação da nossa democracia e o engrandecimento de Cabo Verde”, realça o documento.

Também durante o CN deste sábado foi decidido o apoio do PAICV à candidatua de José Maria Neves a presidente da República, nas eleições agendadas para Outubro deste ano.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.