O Governo decidiu esta terça-feira, 10, marcar as próximas eleições autárquicas para 01 de dezembro, anunciou Janine Lélis, ministra de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.
“O que o Conselho de Ministros fez foi absorver o consenso que foi expresso a nível dos partidos políticos”, ouvidos pelo primeiro-ministro na segunda-feira, explicou Janine Lélis, numa conferência de imprensa em Espargos, ilha do Sal.
A governante referiu que a data cumpre com a imposição legal de marcação através de decreto regulamentar com antecedência de 70 dias.
“Tendo sido aprovada, hoje, em Conselho de Ministros, segue para promulgação e com isso estamos a cumprir o prazo legal fixado”, acrescentou Janine Lélis.
“Todas as condições para a realização das eleições estão a ser garantidas através da direção-geral para o processo eleitoral”, acrescentou.
De acordo com a governante, a data evita a “época festiva e de maior mobilidade” de Natal e passagem de ano, que podia prejudicar o processo eleitoral.
A data de 24 de novembro podia ser outra hipótese, mas há também comemorações noutros municípios que podiam ter impacto no decorrer do escrutínio.
As oitavas e últimas eleições municipais em Cabo Verde foram realizadas a 20 de outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago.
O MpD ganhou 14 câmaras, enquanto o PAICV conquistou oito.
Comentários