Governo garante sustentabilidade da aeronave King Air 360 ER com uma percentagem da taxa de segurança aérea
Política

Governo garante sustentabilidade da aeronave King Air 360 ER com uma percentagem da taxa de segurança aérea

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou este sábado que o Conselho de Ministros aprovou que uma percentagem da taxa de segurança aérea seja consignada a operações, manutenção e formação, para garantir a sustentabilidade aeronave King Air 360 ER.

“Para garantir que as operações funcionem, para garantir pagamento de remunerações a todo o pessoal que trabalha no abrigo, a manutenção e formação e, com isso, termos o aparelho em condições de funcionar”, disse o primeiro-ministro, durante a cerimónia oficial de recepção da Aeronave King Air ER.

Uma medida que Ulisses Correia e Silva garantiu que vai ser feita para os meios aéreos marítimos, militares, com o objectivo de garantir a funcionalidade através do “esforço próprio” do país. 

Ainda referente a aeronave, o chefe do Governo assegurou que vai ser importante, no sentido de vigiar e fiscalizar a zona económica exclusiva e reforçar a capacidade de Cabo Verde em matéria de prevenção e combate cooperativo de fenómenos que se relacionam com crimes transnacionais.

“Tráfico de drogas, tráfico de pessoas, pirataria marítima, pesca ilegal e não declarado. Pelo que o procedimento de Cabo Verde tem sido claro, relativamente a definição e a opção, em que a segurança marítima é o factor mais importante de defesa e segurança de Cabo Verde. Por isso é que consta no conceito estratégico de defesa e segurança nacional”, afirmou o primeiro-ministro.

Ulisses Correia e Silva indicou ainda que com esta aeronave, fica reforçada a capacidade em termos de busca e salvamento, apoio a operações de resgate, situações de naufrágios e acidentes. 

A aeronave King Air 360 Extended Range (ER), equipada com um IRS-Sistema de Inteligência, patrulhamento e vigilância, um sistema de busca e salvamento, com dispositivos médicos, está avaliado em 15 milhões de dólares.

De acordo com o Governo, o aparelho já conta com o registo que foi concluído pela Agência de Aviação Civil (AAC) e com o certificado de aeronavegabilidade, com a matrícula D'4 CCL.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.