O presidente da Câmara apontou hoje, dia em que a Cidade da Praia celebra 166 anos natalício, a mudança de mentalidade de “todos” como o grande desafio da autarquia, no sentido de consciencializarem-se na construção de uma comunidade.
Francisco Carvalho manifestou esta preocupação à imprensa, à margem de uma numa cerimónia realizada nos Paços do concelho, onde enalteceu a importância de uma união de todos, visando trabalhar para o desenvolvimento de uma ideia à volta da construção de uma comunidade.
Isto para que, prosseguiu, juntos os problemas do município da Praia sejam resolvidos e construídos à volta de um ambiente de construção positivo e de cooperação colectiva, imbuída de um espírito de partilha, de modo que “os escassos recursos” sejam aproveitados, ressalvando que “a capital de Cabo Verde merece o amor, o engajamento e o empenho de todos”.
“Nós estamos a fazer este apelo para a mudança e “shipping”, de mentalidade…O maior desafio que temos aqui na Cidade da Praia é o de mudança de mentalidade, a construção de uma mentalidade focada num trabalho colectivo, conjunto, resgatar esses valores, essas ideias de morabeza, de bem servir e de partilha”, decifrou.
Nesta linha apontou a problemática de habitação e do desemprego, mais esperança para os jovens e dar respostas aos desafios ambientais, da sustentabilidade e energéticas de entre alguns dos grandes desafios para a capital, onde disse estar a apostar na reabilitação de casas, para dar mais dignidade às pessoas, bem como a construção das casas de banho e reabilitação de praças e ruas.
Carvalho manifestou a sua satisfação pela “recuperação da confiança dos munícipes na Câmara Municipal da Praia”, afirmando que actualmente esta gestão pauta pelos princípios de transparência.
“A Câmara da Praia estava na mó de baixo. Havia indícios e acusações de corrupção todos os dias e nós conseguimos construir uma gestão estribada na transparência, que faz a defesa da transparência, que faz boa aplicação de recursos públicos. Hoje isso é sabido e nós temos vindo a resolver sinais cada vez mais positivos de empresários, organizações e pessoas individuais”, afiançou.
O edil da Praia responsabilizou o Governo pela problemática do desemprego e da insegurança, mas fez questão de explicar que a autarquia tem dado um contributo para estas questões com o aumento de mão de obras para jovens, visando a criação de um emprego com condições dignas nas áreas verdes e a com criação dos agentes comunitários que sensibilizem os jovens para um caminho mais positivo nas suas vidas”.
A cidade da Praia, capital de Cabo Verde, completa hoje 166 anos de história, desde que a Vila da Praia de Santa Maria da Vitória, fundada em 1858, foi elevada à categoria de cidade.
A vila da Praia de Santa Maria surgiu em 1615, quando se deu o início do povoamento de um planalto situado perto de uma praia (praia de Santa Maria).
Através de um decreto de 29 de Abril de 1858, com a elevação do estatuto de vila Santa Maria da Vitória para cidade, Praia ficou definitivamente a capital de Cabo Verde, concentrando as funções de centro político, religioso e económico.
O dia 29 de Abril passou a ser feriado municipal por deliberação da Assembleia Municipal, de 23 de Março de 2018, e publicado no Boletim Oficial II Série nº 43 de 18 de Julho.
Comentários