Francisco Carvalho anuncia candidatura à liderança do PAICV
Política

Francisco Carvalho anuncia candidatura à liderança do PAICV

Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia acaba de anunciar a sua candidatura à liderança do PAICV, cuja eleição interna está prevista para Abril de 2025.

Na página do facebook, Francisco Carvalho 2024, o atual edil da capital diz que vai entrar neste corrida por dever de consciência, mas também enquanto compromisso com o futuro do país. “Faço-o, neste momento, obedecendo a um dever de consciência como cabo-verdiano, e assumindo o meu compromisso com o meu país e com o meu partido”, esclarece.

Por outro lado, Carvalho afirma que está a entrar nesta caminhada política “por uma gestão inclusiva, participativa, que resgate o passado dos nossos ideais, em equilíbrio com a modernidade que nos exige o futuro”.

Nesta perspetiva, Francisco Carvalho diz entender que “é essencial que o país conheça um novo futuro, em que as oportunidades sejam, verdadeiramente, partilhadas por todos, com acesso a mais rendimentos, com melhores oportunidades de emprego, com direito a mais saúde e melhor educação”, enquanto matriz para que “cada cabo-veridano se sinta parte desta nação, que é global”.

Recorde-se que Francisco Carvalho faz este anúncio de candidatura quando faltam menos de 48 horas da realização do conselho nacional do partido – esta reunião magna do PAICV entre os congressos está prevista para 4 e 5 deste mês de Janeiro - onde esta questão da liderança consta entre os pontos mais importantes do conclave.

Poderão apresentar nesta corrida à liderança do maior partido da oposição em Cabo Verde, o atual edil de São Filipe, Fogo, Nuías Silva, e o próprio Rui Semedo, atual presidente do PAICV.

A Janira Hopffer Almada, que liderou o partido de finais de 2014 a 2021, poderá também entrar neste processo de eleições internas, embora até este momento, não se conhece nenhuma movimentação dela neste sentido, ao contrário do Nuias Silva que anda em contactos com os militantes, pedindo apoio, conforme fontes deste jornal.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação