Francisco Carvalho anuncia candidatura à liderança do PAICV
Política

Francisco Carvalho anuncia candidatura à liderança do PAICV

Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia acaba de anunciar a sua candidatura à liderança do PAICV, cuja eleição interna está prevista para Abril de 2025.

Na página do facebook, Francisco Carvalho 2024, o atual edil da capital diz que vai entrar neste corrida por dever de consciência, mas também enquanto compromisso com o futuro do país. “Faço-o, neste momento, obedecendo a um dever de consciência como cabo-verdiano, e assumindo o meu compromisso com o meu país e com o meu partido”, esclarece.

Por outro lado, Carvalho afirma que está a entrar nesta caminhada política “por uma gestão inclusiva, participativa, que resgate o passado dos nossos ideais, em equilíbrio com a modernidade que nos exige o futuro”.

Nesta perspetiva, Francisco Carvalho diz entender que “é essencial que o país conheça um novo futuro, em que as oportunidades sejam, verdadeiramente, partilhadas por todos, com acesso a mais rendimentos, com melhores oportunidades de emprego, com direito a mais saúde e melhor educação”, enquanto matriz para que “cada cabo-veridano se sinta parte desta nação, que é global”.

Recorde-se que Francisco Carvalho faz este anúncio de candidatura quando faltam menos de 48 horas da realização do conselho nacional do partido – esta reunião magna do PAICV entre os congressos está prevista para 4 e 5 deste mês de Janeiro - onde esta questão da liderança consta entre os pontos mais importantes do conclave.

Poderão apresentar nesta corrida à liderança do maior partido da oposição em Cabo Verde, o atual edil de São Filipe, Fogo, Nuías Silva, e o próprio Rui Semedo, atual presidente do PAICV.

A Janira Hopffer Almada, que liderou o partido de finais de 2014 a 2021, poderá também entrar neste processo de eleições internas, embora até este momento, não se conhece nenhuma movimentação dela neste sentido, ao contrário do Nuias Silva que anda em contactos com os militantes, pedindo apoio, conforme fontes deste jornal.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Antonio, 4 de Jan de 2025

      Cada um é livre para aspirar o que entender.
      O responsavel da Câmara do Comércio acha que não estamos criando novos ricos.
      Seja menos simpatico e abra bem os olhos.
      Grili odjo!!!!

      Responder


    • cezinando semedo, 3 de Jan de 2025

      meu caro fique quietinho no seu canto.
      pedra com garrafa não se joga.

      Responder


    • João Mendes, 3 de Jan de 2025

      Força Zé, o povo está contigo! Trabalhar para a derrota do MpD, "Movimento para a Desgraça" Nacional.

      Responder


    • Nascimento, 3 de Jan de 2025

      FC e o homem certo porque o partido precisa de gente nova com novas ideias para governar Cabo Verde e debelar a corrupção que graça neste pais como já fez na CMP. CV para todos tal como Praia para todos.

      Responder


    • Manuel graciano moreno rocha, 3 de Jan de 2025

      E PORQUE NÃO FAZÊ-LA?
      Na minha humilde opinião, Francisco Carvalho tem razão de se canditar ao cargo de presidente do PAICV, porquanto ele ganhou as últimas eleiçoes autárquicas na Praia, um concelho com mais de 92 mil elitores, correspondente a 26% de todo o país e ele daria um bom presidente e apoio-o.
      Entretanto, defendo a coesão e a unidade interna do partido.

      Responder


    • Zé P., 3 de Jan de 2025

      Francisco Carvalho, escolha muito acertada para o cargo de presidente do PAICV. Figura-se potencial candidato forte, de uma partido capaz de vencer expressivamente as legislativas de 2026. Possui excelentes capacidades de liderança das quais demonstrou exaustivamente nas adversidades; E é na adversidade que se provam as virtudes e nasce o líder; Portanto superadas essas adversidades (coisas que ficam para trás agora), espera-se ainda mais do líder que se provou, Francisco Carvalho!

      Responder


    • Casimiro centeio, 2 de Jan de 2025

      Por enquanto é prematuro tomar uma posição de apoio a qualquer candidato ao cargo, por reunirem todos as condições exigíveis.
      Todavia, o meu apelo vai no sentido de prevalecer a unidade interna do partido.

      Responder


    • Estragou, 2 de Jan de 2025

      Dja cá straga! Que ta indignifica imagem de africanos é ganância do poder...paxenxa!

      Responder


    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.