• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Euclides Silva. MpD está preparado para reforçar ainda mais as políticas para a juventude
Política

Euclides Silva. MpD está preparado para reforçar ainda mais as políticas para a juventude

O presidente da Juventude para a Democracia (JpD) garantiu hoje que o MpD está preparado para reforçar ainda mais as políticas para a juventude.

Euclides Silva fez esta apreciação em conferência de imprensa na Cidade da Praia para apresentar o posicionamento da JpD sobre as políticas do Governo para a juventude.

Conforme afirmou, o Governo do MpD tem estado a apoiar os jovens desde o pré-escolar até a sua inserção no mercado de trabalho, mobilizando e investindo avultados recursos no sistema de ensino, na formação profissional e na promoção de empreendedorismo e na empregabilidade dos jovens.

“Ainda há muitos desafios pela frente, a covid-19 trouxe-nos ainda mais problemas e mais desafios, mas o Governo está muito empenhado e focado a trabalhar para a juventude e com total transparência”, assegurou.

Fez referência de que hoje nenhum aluno fica fora do sistema de ensino básico ou secundário se os pais não têm condições de pagar a própina, isto porque o Governo assumiu, em 2016, o compromisso de acabar com as propinas até 12º ano e cumpriu.

“Esta medida beneficia cerca de 53 mil adolescentes e jovens, reduzindo os encargos para as famílias e, também, tem traduzido na redução do abandono escolar, com vários benefícios para a sociedade, desde logo a relação da delinquência juvenil e da pequena criminalidade nos centros urbanos”, precisou.

O caminho para atacar um dos problemas estruturais da juventude, que é o desemprego, assegurou, passa por continuar a investir no programa de formação profissional, no estágio profissional, na reconversão profissionais, na criação de linha de crédito, entre outras políticas.

Hoje, assegurou, os jovens cabo-verdianos acreditam mais do que nunca no seu futuro, isto porque, a massificação da formação profissional já é uma realidade, visto que mais de 20 mil jovens beneficiaram de uma acção de formação profissional desde 2016, com uma taxa de empregabilidade superior a 60 por cento (%).

Em relação aos estudantes do Ensino Superior, realçou que as bolsas de estudos e apoio concedidos aos jovens vão beneficiar 3.725 estudantes neste ano lectivo.

Euclides Silva fez ainda referência ao Programa de Apoio aos Estudantes finalistas, que em dois anos vai beneficiar mais de 600 estudantes finalistas que estavam com certificados retidos junto das universidades por causa das dívidas.

Para além de incentivar o Governo a continuar a apostar e a investir “fortemente” na juventude, para que juntos possam vencer os desafios do futuro, a JpD pede ao Executivo para continuar a incentivar as empresas a contratar jovens quadros.

Com Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação