• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
ELECTRA vai ser dividida em três
Política

ELECTRA vai ser dividida em três

O governo vai dividir a empresa de distribuição de energia, Electra, em três, conforme anunciou hoje o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, após uma visita efetuada à sede da mesma na cidade da Praia.

Alexandre Monteiro falou em uma divisão na vertical ELECTRA, em termos de comunidade de produção, que vai passar a ter uma empresa de produção de eletricidade, outra para a distribuição de eletricidade e uma terceira a assumir o papel de um operador nacional do sistema elétrico.

Esta terceira vai ainda fazer a intermediação entre a produção e a distribuição e que também vai funcionar como comprador universal das energias renováveis produzidas pelos produtores independentes que estão instalados no País.

“Com essa separação vai permitir mais participação de privados no sector da produção, através da própria participação na privatização na unidade de produção da eletricidade da Electra com o objectivo de aumentarmos a nossa eficiência operacional do sistema elétrico, melhorar a qualidade de serviço, tudo isso com trazer algum beneficio aos consumidores”, explicou. 

Alexandre Monteiro disse que se antes havia a ELECTRA como único operador, hoje há produtores independentes renováveis e microproduções, assim como vai-se passar a ter postos de carregamentos de veículos elétricos também integrados na rede, bem como estruturas de armazenagem.

“É uma situação mais complexa e a empresa terá que se adaptar também a essa nova realidade, que vai ter um novo figurino de organização do sector energético, onde está claramente indicado no Programa do Governo”, disse.

Ainda nas suas declarações, o governante afirmou ainda que uma das prioridades neste momento é preparar a empresa uma vez que tem desafio imediatos de recuperação face à situação de pandemia.

Partilhe esta notícia