• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CRE da Praia com mais de 3000 novas inscrições espera recuperar deputado de Santiago Sul perdido em 2016
Política

CRE da Praia com mais de 3000 novas inscrições espera recuperar deputado de Santiago Sul perdido em 2016

A Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) da Praia registou, desde a retoma do recenseamento, mais de 3000 mil novas inscrições e acredita já na recuperação do deputado para região de Santiago Sul nas eleições legislativas de 18 de Abril.

Nas eleições de 2016 a região de Santiago Sul, que para além do concelho da Praia é integrada pelo município de Ribeira Grande de Santiago e São Domingos, passou de 19 para 18 deputados porque o número de eleitores não lhe permitiu eleger o último deputado que tinha antes.

Por isso o presidente da CRE, José Barbosa, elegeu como meta alcançar a inscrição de um número de eleitores que permita essa recuperação do deputado perdido na altura, e ambicionou o registo de 4.300 eleitores nos cadernos eleitorais do concelho da Praia.

Uma meta perfeitamente tangível, já que desde o dia 26 de Outubro, data em que foi retomado o recenseamento após as eleições autárquicas, até este domingo, 07, foram registados cerca 3.000 eleitores, dos quais 988 foram inscritos só na última semana.

“É um número considerável. Até quinta-feira é decisivo porque sabemos que as pessoas gostam de deixar para o fim e estamos preparados para isso. A nossa equipa está mentalizada, está motivada para a maratona que vamos fazer a partir de hoje, ou seja, atender até a última pessoa da fila. Se houver pessoas interessadas em recensear-se, nós estamos aqui para isso”, disse José Barbosa.

Ao todo a CRE está a funcionar com seis kits de recenseamento, dos quais cinco estão no terreno e um fixo na sede da CRE no Platô.

José Barbosa adianta que há ainda postos fixos nos bairros de Terra Branca e Fazenda e que outros postos móveis vão deslocar-se para os diversos bairros como forma de dar a possibilidade de recensear-se nas suas zonas.

Por isso apela às pessoas que ainda não fizeram a sua inscrição nos cadernos eleitorais que o façam o quanto antes, que se desloquem aos pontos de recenseamento o mais cedo possível por forma a evitar filas e aglomerações de pessoas como aconteceram aquando das eleições autárquicas.

As eleições legislativas em Cabo Verde estão marcadas para o dia 18 de Abril e de acordo com o calendário eleitoral o recenseamento deve ser suspenso às 24 horas do dia 11 de Fevereiro ou seja 65 dias antes da data das eleições.

Suspenso o recenseamento, as Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE) têm até ao dia 22 de Fevereiro para exposição dos cadernos para efeito de consultas e reclamações dos interessados.

Sanados os erros e as reclamações, no dia 19 de Março dá-se inalterabilidade dos cadernos eleitorais, ou seja, a partir dessa data já não se pode mexer nos cadernos eleitorais até a data das eleições.

Partilhe esta notícia