A Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) da Praia registou, desde a retoma do recenseamento, mais de 3000 mil novas inscrições e acredita já na recuperação do deputado para região de Santiago Sul nas eleições legislativas de 18 de Abril.
Nas eleições de 2016 a região de Santiago Sul, que para além do concelho da Praia é integrada pelo município de Ribeira Grande de Santiago e São Domingos, passou de 19 para 18 deputados porque o número de eleitores não lhe permitiu eleger o último deputado que tinha antes.
Por isso o presidente da CRE, José Barbosa, elegeu como meta alcançar a inscrição de um número de eleitores que permita essa recuperação do deputado perdido na altura, e ambicionou o registo de 4.300 eleitores nos cadernos eleitorais do concelho da Praia.
Uma meta perfeitamente tangível, já que desde o dia 26 de Outubro, data em que foi retomado o recenseamento após as eleições autárquicas, até este domingo, 07, foram registados cerca 3.000 eleitores, dos quais 988 foram inscritos só na última semana.
“É um número considerável. Até quinta-feira é decisivo porque sabemos que as pessoas gostam de deixar para o fim e estamos preparados para isso. A nossa equipa está mentalizada, está motivada para a maratona que vamos fazer a partir de hoje, ou seja, atender até a última pessoa da fila. Se houver pessoas interessadas em recensear-se, nós estamos aqui para isso”, disse José Barbosa.
Ao todo a CRE está a funcionar com seis kits de recenseamento, dos quais cinco estão no terreno e um fixo na sede da CRE no Platô.
José Barbosa adianta que há ainda postos fixos nos bairros de Terra Branca e Fazenda e que outros postos móveis vão deslocar-se para os diversos bairros como forma de dar a possibilidade de recensear-se nas suas zonas.
Por isso apela às pessoas que ainda não fizeram a sua inscrição nos cadernos eleitorais que o façam o quanto antes, que se desloquem aos pontos de recenseamento o mais cedo possível por forma a evitar filas e aglomerações de pessoas como aconteceram aquando das eleições autárquicas.
As eleições legislativas em Cabo Verde estão marcadas para o dia 18 de Abril e de acordo com o calendário eleitoral o recenseamento deve ser suspenso às 24 horas do dia 11 de Fevereiro ou seja 65 dias antes da data das eleições.
Suspenso o recenseamento, as Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE) têm até ao dia 22 de Fevereiro para exposição dos cadernos para efeito de consultas e reclamações dos interessados.
Sanados os erros e as reclamações, no dia 19 de Março dá-se inalterabilidade dos cadernos eleitorais, ou seja, a partir dessa data já não se pode mexer nos cadernos eleitorais até a data das eleições.
Comentários