• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Concelhias no MpD: Escrutínio em Santa Catarina demarca-se pela negativa “da normalidade” das restantes comissões
Política

Concelhias no MpD: Escrutínio em Santa Catarina demarca-se pela negativa “da normalidade” das restantes comissões

As eleições internas para as Assembleias Políticas Concelhias (APC) e Comunidades Emigradas do MpD realizadas domingo no País e nas comunidades ficaram marcadas pelo desvio da urna em Santa Catarina (Santiago), destacando-se das “restantes realizadas sem sobressaltos”.

Em conferência de imprensa realizada esta tarde na sede do Movimento para Democracia (MpD), o presidente do Gabinete do Apoio ao Processo Eleitoral, Silvano Barros, afiançou que os escrutínios foram muito concorridos, demonstrando “o estado do partido defensor do contraditório”.

Em relação à mesa de Santa Catarina, referiu, o processo em algumas mesas vai ser analisado e possivelmente enviado ao Conselho de Jurisdição, alegando que “houve ruídos que em nada contribuíram para o normal funcionamento”, com o agravante da urna ter desaparecido numa assembleia de voto, enquanto noutra houve presença de estranhos na sala de votação.

Neste caso, Silvano Barros admitiu a possibilidade das eleições serem repetidas, no último caso, dentro de oito dias nestas assembleias de votos, “tudo na base da cultura democrática”.

Constituídas por 212 mesas a nível nacional e 32 nas diásporas/comunidades emigradas, a Região Política da Praia foi a única que ficou fora desta eleição de domingo para a APC, donde vai sair a Comissão Política, já que tinha sido realizada em 2020.

A maioria das regiões políticas, explicitou, foi composta por uma única candidatura, mas houve regiões políticas como Santa Catarina, Santa Cruz, São Miguel, com duas, com a particularidade de São Vicente ser a única em que concorreu três listas candidatas.

“Tudo decorreu como esperávamos. É normal que numa ou noutra região política possa ter havido alguma crispação, mas é normal, desde que tudo seja resolvido na maior normalidade, para mostrar que a democracia, na verdade, vale na igualdade pluralismo, justeza e democraticidade. Tudo isto foi posto em prova”, realçou.

A partir deste escrutínio, realizado com o objectivo de renovar, actualizar e descortinar o pulsar das regiões políticas afectas ao partido que suporta o poder, o primeiro da lista vai assumir a presidência da Comissão Política Concelhia, sendo que os restantes membros serão escolhidos internamente.

Os novos coordenadores:

Porto Novo: Carlita Delgada dos Santos

Paul: Adilson Silva Fernandes

São Vicente: Armindo Manuel Gomes

Ribeira Brava: Alírio Gomes Cabral

Tarrafal (São Nicolau): Neivo Araújo

Sal: Ailton Rodrigues

Maio: Adilson Cardoso

São Filipe: Filipe Santos

Santa Catarina (Fogo): Michel Andrade

São Miguel: Natalino Tavares

Santa Cruz: David Gomes

Santa Catarina: ainda sem resultado

São Salvador do Mundo: Gil Vaz

São Lourenço dos Órgãos: Júlio César Tavares

São Domingos: Hipólito Gonçalves

Ribeira Grande: Alcides de Pina

Portugal: Emanuel Barbosa

Holanda: Arlindo Correia

Espanha: Elísio Pinto

Itália: Jaime da Cruz

EUA: João Augusto Baptista

Angola: Ana Isabel Correia

Senegal: Jeanne Marie Sec

São Tomé e Príncipe: Georgina Baessa da Veiga.

Partilhe esta notícia