Um grupo de jornalistas da Televisão de Cabo Verde (TCV) manifestou numa nota de repúdio enviada ao Conselho de Administração da RTC a "indignação e veemente" repúdio às declarações da colega Jornalista Evelise Carvalho, proferidas numa entrevista ao Podcast "PODFLA", emitido no dia 21/05/2023, e "reiteradas, de forma sarcástica, num texto publicado, posteriormente, na sua página do Facebook".
Na nota assinada por 17 jornalistas, ao qual Santiago Magazine teve acesso, lê-se que sem se ater de forma pormenorizada às "inúmeras tiradas insultuosas" da Jornalista na referida entrevista, deve-se, porém, sublinhar apenas, o uso de algumas expressões, como "Cobras e Lagartos", "Autossabotagem", "Rastera", para caracterizar o ambiente e os profissionais que com ela trabalham diariamente, "passando para a sociedade uma imagem totalmente negativa da empresa onde labuta".
"Na verdade, as declarações da Jornalista e a sua atitude revelam uma profunda e perversa imaturidade, falta de sentido institucional e desrespeito para com a emissora, em primeiro lugar, e extensivamente para com os colegas na sua generalidade, pois, ao não identificar "os alegados sabotadores, as cobras e lagartos", deliberadamente, cria uma percepção de que o Colectivo da TCV, todo ele, age na imoralidade e na indecência", lê-se.
Tais declarações e atitude da colega denotam ainda, conforme os seus colegas mais experientes, uma "desmedida arrogância", em contraste com a sua habitual narrativa, uma vez que assume-se como detentora de saberes superiores de que a TCV não poderá, em nenhuma circunstância, abdicar, para não perder a valiosa presença da "Iluminada".
"Esperava-se que com o mesmo nível de aleivosia que expôs a emissora publicamente e colocou em cheque a dignidade e o bom nome dos seus profissionais, tivesse a bravura de apontar os nomes", continuam.
Perante esta "infâmia", "o Colectivo da Redação da TCV" disse que não poderia remeter- se ao silêncio e deixar de manifestar a sua repulsa e, ao mesmo tempo, apelar ao CA de RTC que avalie tais declarações no quadro dos regulamentos internos e se posicione.
Sabe Santiago Magazine que Evelise Carvalho não tem comparecido ao trabalho desde segunda-feira, 05 de Junho, data em que deveria terminar as suas férias.
Comentários