O MPD lançou este sábado, 31, no Auditório do Liceu Amílcar Cabral, o candidato do partido à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina. Com a presença de Ulisses e de figuras nacionais ventoinha como Austelino Correia e Olavo Correia, entre outros, o facto mais marcante foi a ausência da atual presidente da câmara, Jassira Monteiro.
Fontes deste jornal garantem que, embora pressionada, Jassira recusou estar presente na apresentação pública de Jacinto Horta, mas também de Isa Miranda, a deputada nacional do MpD que é a aposta a cabeça de lista para a Assembleia Municipal.
“Intervenções suicidárias”
Referindo-se aos “peregrinos de ocasião”, numa alusão aos militantes que discordam da indicação de Jacinto Horta, a deputada nacional mandou indiretas a Jassira, num discurso tido pelas nossas fontes como “perigoso e um fator de divisão do partido”.
“A senhora deputada deve estar muito desesperada e não é a primeira vez, ainda recentemente, numa reunião do partido no Tarrafal, fez uma intervenção suicidária acusando Jassira de apoiar o candidato independente Félix Cardoso, uma falsidade que foi alvo de críticas na ocasião”, referiu uma das nossas fontes.
“MpD vai vencer as eleições autárquicas”
Em sentido contrário, o presidente do partido, Ulisses Correia e Silva, sustentou que “o MpD vai vencer as eleições autárquicas” e que Jacinto Horta “possui potencial”, que “tem competências, capacidade de trabalho, é honesto e transparente”. E garantiu que, com ele, Santa Catarina vai ter um ritmo “mais acelerado de desenvolvimento”.
Ulisses não deixou de referir elogiosamente o ainda presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura (que também não esteve presente), e a presidente Jassira Monteiro, enaltecendo o trabalho da equipa camarária sob a sua liderança e desejando uma transição “tranquila e de passagem de testemunho”.
Candidato sinaliza agricultura e turismo como prioridades
Já o candidato Jacinto Horta, que até há pouco exercia as funções de vereador profissionalizado da Economia Local, Infraestruturas, Transportes, Investimentos e Obras Municipais, elencou como prioridades dinamizar a economia local, com foco na agricultura e turismo, entre outras áreas.
Curiosamente, as áreas pelas quais era até recentemente responsável, o que tem suscitado críticas dos opositores internos e externos. “Ele, agora, diz que quer continuar o legado de Beto Alves, mas o que andou a fazer nos últimos quatro anos?”, sublinhou uma das nossas fontes.
C/Inforpress
Comentários
Casimiro Centeio, 1 de Set de 2024
A verdade é que o Mpd vai perder a Câmara Municipal de Sta. Catarina como uma agulha no palheiro !
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.